26 de maio de 2009

Tributo ao barulinho bom da Gibson Les Paul Custom de Mick Ronson

Moonage Daydream ao vivo em 1973 no Hammersmith


Há seis anos não podemos mais escutar os solos alucinados de Mick Ronson, o Ronno, compositor, multiinstrumentista, arranjador e produtor, mundialmente conhecido como guitarrista da banda Spiders From Mars, que acompanhou David Bowie na era Ziggy Stardust, de 70 a 73. Mas ele também seguiu carreira solo e gravou belos discos, com destaque para Slaughter on 10th Avenue, que chegou em nono lugar nas paradas inglesas, em 74 e tinha uma versão bem bacana de Love Me tender.

Mick Ronson e sua Gibson Black Beauty, modelo 1968Ao longo da sua carreira com Bowie, Ronson costumava usar uma Gibson Les Paul Custom 'Black Beauty', modelo 1968 (foto) ligada a um set de pedais que incluia um Vox Tonebender fuzz, um Crybaby wah e um Coloursound fuzz/wah/swell pedal. Para obter um som mais cortante da sua Gibson, em 1970, durante as gravações do disco Fully Qualified Survivor Ronson pediu para os 'roadies' do músico Michael Chapman tirarem a pintura da sua guitarra, deixando-a na madeira.

Antes de tocar com Bowie, Ronson gravou com Elton John a faixa Madman Across the Water, mas sua gravação só veio a ser lançada em 95, no relançamento em formato digital de Tumbleweed Connection. Com Bowie, co-produziu e tocou guitarra no álbum Transformer, de Lou Reed, e piano, em "Perfect Day". Participou por algum tempo do Mott the Hoople. Também produziu e/ou tocou com Morrisey, T-Bone Burnett, John Cougar, Midge Ure, Roger McGuinn, Meatloaf, David Johansen and Roger Daltrey entre muitos outros.

Ronson morreu vítima de câncer em 29 de abril de 1993 e está em 64º lugar na lista dos 100 melhores guitarristas da Revista Rolling Stone;

Para prestar um tributo a este grande guitarrista, resolvi trazer dois vídeos, onde mostra seu talento como guitarrista e compositor. O primeiro vídeo traz uma apresentação com os Spiders From Mars em 1973 na histórica casa de shows Hammersmith Apollo, na última apresentação da banda. O segundo vídeo, é um slideshow da balada Angel nº9, do seu segundo álbum solo "Play Don't Worry", de 75.Espero que você goste!

Mais informações na Wikipedia
Site oficial do Mick Ronson
Equipamentos usado por Ronno

Angel Nº9 do álbum Play Don't Worry, de 75

Um comentário:

  1. Anônimo5:38 PM

    Eu gostei daqui... já to seguindo o blog!! Abração

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!