9 de junho de 2010

Vamos celebrar a memória do genio inventivo de Les Paul

O Blog do Lobo celebra a memória do fabuloso Lester William Polfuss, o Les Paul, guitarrista de jazz e country, compositor e pioneiro no desenvolvimento do corpo sólido para a guitarra elétrica (até então, eram violões eletrificados). Les Paul também foi o pioneiro no uso de camadas de gravação, uma sobre a outra, uma técnica chamada de "multitracking" ou "sound on sound".  Os resultados foram mais bilho, um som um tanto "bolhoso" e um tanto alienígena. Exatamente o tipo de música que se poderia esperar de um inventor com um ouvido no futuro.

Em 1952 Les Paul inventou o primeiro gravador de oito faixas e finalmente viu o lançamnto da guitarra elétrica dourada de corpo rígido que leva o seu nome. Faleceu em 12 de agosto de 2009 aos 94 anos, de pneumonia.

Site: http://www.lespaulonline.com/
Fonte: Wikipedia, Remembering Les Paul

 

Les Paul e Mary Ford: The World is Waiting for the Sunrise
Marido e mulher apresentam o programa de 5 minutos na TV americana, patrocinado pelo Listerine




2 comentários:

  1. jenninho, já escrevi sobre ele e é um prazer ler sobre ele, aqui, no lobo. obrigada. beijo.

    ResponderExcluir
  2. Impossível não lembrar do Mestre Les Paul. Seu nome é uma lenda e sem ele não haveria rock and roll. Exagero? Quem pode afirmar? Beijo, Regina!

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!