19 de outubro de 2008

Fábrica de Sonhos: Passeio Virtual pela Gibson e Quem é Les Paul

Logo Fábricas de SonhosEsta semana assisti um especial na tv sobre como uma guitarra é feita e achei legal compartilhar essa informação com os nossos leitores. Por isso, inicio hoje uma série de posts em que pretendo mostrar como são feitos alguns instrumentos e, quando possível, apresentar mais informações para enriquecer o post. Neste primeiro artigo o Blog do Lobo vai publicar dois vídeos. O primeiro mostra os detalhes de como é feita uma guitarra Gibson através de uma visita à fábrica da Gibson Corporation em Nashville, Tennessee. O segundo vídeo é com o cara que inventou a guitarra elétrica, o fabuloso Les Paul, sobre quem publico um breve histórico. Espero que você goste de assistir estes 2 vídeos!






Les Paul, é o nome artístico de Lester William Polfus, natural de Waukesha, Wisconsin, Estados Unidos, em 9 de junho de 1915 é guitarrista e um pioneiro no desenvolvimento de técnicas para instrumentos elétricos modernos. Seu interesse por música começou aos 8 anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e posteriormente guitarra. Aos 13 anos de idade já era guitarrista de country-music e tocava profissionalmente.

Após participar de algumas bandas, Lester lançou seus dois primeiros discos, ambos em 1936: um deles com o nome de Rhubarb Red, e outro como músico da banda de Georgia White.

Les Paul inventou a guitarra elétrica que hoje é referência em todo o mundoApós anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, cria uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com a logo da marca. No entanto, em pouco tempo, a fabrica mudou de idéia e hoje, a Gibson Les Paul é uma guitarra usada no mundo todo, tanto por profissionais quanto por amadores. Guitarras Les Paul são usadas, entre outros, por: Jimmy Page, Ace Frehley, Joe Perry, Adrian Smith, Peter Frampton, Duane Allman, Gary Moore, Jeff Beck, Dickey Betts, Neal Schon, Tom Scholz, Mike Bloomfield, Eric Clapton, George Harrison, Phil Campbell, John Fogerty, Slash, Pete Townshend, Noel Gallagher, David Gilmour, Dave Grohl, Kirk Hammett, Marcus Siepen e Billie Joe, do Green Day, entre muitos outros.

Mary Ford e Les PaulResumo da Carreira
Les Paul formou dupla com Mary Ford, uma cantora de country em 1946 e, se casaram em 1949. Usando a técnica criada por Les Paul Mary gravou várias linhas de voz na música “Mockin’ Bird Hill”, o que levou a música para o topo das paradas em 1951. No verão seguinte eles chegaram novamente ao número 1 com “How High the Moon” e colocaram mais dois hits entre as cinco primeiras “The World Is Waiting For The Sunrise” e "Just One More Chance" antes do finl do ano. Em 1952 chegaram às paradas com “Tiger Rag”, “In the Good Old Summertime”, “I’m Confessin’ that I Love You”, "Smoke Rings" um instrumental de Les “Meet Mr. Callaghan”. Entre as dez primeiras de 1953 formavam “Bye, Bye Blues" e "I'm Sitting On Top Of The World", mas o maior sucesso do ano, que figurou nas paradas por 35 semanas e em primeiro lugar durante onze semanas foi “Vaya Con Dios”. No ano de 54 a dupla emplacou mais três hits: "Whither Thou Goest", "I Really Don't Want To Know" and "I'm A Fool To Care".

Em 30 de setembro de 1977 Mary morreu em decorrência de complicações de diabetes mas, no ano seguinte, a dupla foi levada ao Grammy Hall of Fame. Em 83 Les recebeu um Grammy pelo conjunto da sua obra . Além disso também foi levado ao Rock and Roll Hall of Fame em 1988 e, em 2006, com 90 anos, Les Paul ganhou mais dois Grammys. Lês Paul e Mary Ford foram homenageados com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywwod.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!