7 de junho de 2010

Salve Dave Navarro, guitarrista de mão cheia e muitos projetos!

Hoje é dia de louvar o excelente guitarrista David Michael "Dave" Navarro, um músico norte-americano, de ascendência mexicana e americana que toca na banda de rock alternativo Jane's Addiction e também na banda de cover Camp Freddy. Ele também tocou com os Red Hot Chilli Peppers, Nine Inch Nails e The Panic Channel.

Dave entrou para a Jane's Addiction em 1986 como guitarrista solo, recomendado pelo baterista Perkins. Na banda também tocava seu amigo de infância, Eric Avery no baixo. A banda fez sucesso e se tornou popular na cena de rock alternativo, mas tensões internas levaram ao rompimento em 1991. O festival Lollapalooza foi criado bor Farrell como uma excursão de despedida da banda.

Após a saída do gitarrista base original do Guns N' Roses, Izzy Stradlin em agosto de 91, Navarro foi a primeira escolha de Axl Rose, mas após 4 tentativas ele não apareceu. Só em 1999, na canção "Oh My God", que faz parte da trilha do filme "Fim dos Dias". Em 93 Navarro fundou a Deconstruction com Avery nos vocais e baixo e Michael Murphy na bateria e no ano seguinte a banda viria a lançar o álbum epônimo.

Navarro foi para a Red Hot Chili Peppers em setembro de 93 e sua prikmeira participação doi no Woodstock 1994 e gravou um único álbum com eles, One Hot Minute, em 95. O disco foi um sucesso e gerou três sucessos. Após dois anos de excursões com a banda, Navarro foi mandado embora em 1998.

Depois disso, ele se envolveu em diversos projetos, inclusive TV e voltou para o Jane's Addiction e fez um álbum solo chamado "Trust No One" em 2001. Em 2007 Navarro se uniu à Teravision onde desenvolveu uma série de filmes adultos. Atualmente Dave toca com o DJ Skribble em eventos por toda a América do Norte e mantém um programa semanal da internet chamado Dark Matter no www.Indie1031.com.

Nos primeiros anos com o Jane's Addiction, Dave tocava uma Gibson Les Paul preta. Quando a banda foi para um selo grande em 88, passou a usar Ibanez RGs, incluindo uma delas pintada com a capa do disco. No filme "Gift" e no vídeo "Stop" ele usou uma Ibanez RG azul, usada para gravar o album "Ritual de lo Habitual". Na excursão do disco sua preferência recaiu sobre uma Ibanez dourada. Dave começou a usar Guitarras PRS na excursão Lollapalooza em 91. O modelo PRS branca que leva a sua assinatura é agora sua guitarra de palco.

Com os Chili Pepper ele usava uma Parker Fly DeLuxe com o pickup Piezoelectric, para tirar sons super limpos e similares à uma guitarra acústica. Usou uma Parker Fly Deluxe, Kramer, Fender Telecaster, Takamine acústica de 12 cordas, mas desde o final de 2008 ele é visto tocando uma Ibanez RG.

Hungry - Dave Navarro

Jane's Addiction - Pigs in Zen - Detroit 1988

Red Hot Chili Peppers - Give It Away (Woodstock '94)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!