16 de agosto de 2010

Há 48 anos os Beatles demitiram Pete Best e contrataram Ringo

Pete Best em Hamburgo, 1961, foto de Astrid Kircherr
Adicionar legenda
Há exatos 48 anos Pete Best 'foi saido' dos Beatles para entrar na história. O que muita gente talvez não saiba é que a sua 'saída' da banda foi orquestrada pelo produtor George Martin com a aquiescência de John, Paul e Harrison. A história foi mais ou menos assim:

Pete Best nasceu na cidade de Madras, na Índia, onde seu pai John Best era oficial do exército inglês e cuja família havia sido proprietáruia do estádio de Liverpool. Sua mãe, Mona Best nasceu em Nova Deli e era filha de um oficial inglês. Quando conheceu John, Mona estudava para ser enfermeira. Casaram e tiveram dois filhos, um deles, Pete Best. A família Best voltou para a Inglaterra no último navio a levar tropas inglesas e chegaram em Liverpool  no dia 25 de dezembro de 1945. 

Mona Best instalou então o Casbah Coffee Club na adega da sua casa, que se tornou bastante popular (Tinha mais de mil sócios ) e foi lá que os Beatles (então chamados de The Quarrymen) fez algumas apresentações. O lugar era conhecido como O Clube Casbah ou simplesmente The Casbah. Pete Best também tocou lá com sua primeira banda, The Black Jacks e depois, com os Beatles.

Pete Best, Stu Sutcliffe e George
Best se reuniu aos Beatles em 12 de agosto de 1960, um dia antes da banda seguir para Hamburgo. Dois anos depois, em 16 de agosto de 1962, Lennon, Harrison e McCartney, fundadores da banda, dispensaram seus serviços como baterista e colocaram em seu lugar o Ringo Starr. Best afirma que jamais lhe explicaram o motivo para a troca. Mas eu sei.

Quem quis trocar Pete Best por Ringo foi o produtor George Martin, que ouviu a gravação arranjada pelo recém contratado empresário Brian Epstein nos estúdios da Abbey Road para o selo Parlophone e gostou da banda, menos do batera. E, como era usual naquela época (e ainda hoje é assim) , ele preferiu usar um baterista de estúdio, com mais experiência e chamou Ringo, que aceitou. Ele tocava com Rory Storm and the Hurricanes e já havia substituido Best uma vez em Hamburgo.

capa do jornal Mersey Beat anuncia saída de Pete Best
A demissão de Pete Best foi anunciada na primeira página do jornal Mersey Beat (foto) e causou grande repercussão entre os fãs da banda, que reclamaram durante algumas semanas e gritavam nos shows "Pete forever, Ringo never!" (Pete para sempre, Ringo nunca!). Um dos mais exaltados chegou a esmurrar o rosto de George Harrison, deixando-o com um olho roxo.

Brian Epstein foi quem deu o recado para Best, de forma seca: "Os rapazes não querem mais você na banda". Em sua autobiografia, anos depois, Epstein declara que Lennon, McCartney e Harrison o consideravam "muito convencional para ser um Beatle". Resumindo, ele era amigo apenas de Lennon e não tinha intimidade com os outros dois. 



Após a sua saída, os Beatles decidiram limar definitivamente Pete Best de tudo que puderam. Um reflexo disso é que quando a famosa Anthology foi lançada, fizeram questão de tampar ou apagar a imagem de Pete Best das fotos usadas. Por este motivo, ele fez questão de usar o pedaço rasgado da foto em que aparecia o seu rosto como capa de um dos seus álbuns (veja ao lado), o Haymans Green, lançado em 2008.




Referências: 

Um comentário:

  1. Nada a ver. Na gravação de "Love me do" um baterista de estúdio que não era Ringo é que toca. Essa situação do produtor tirar o baterista aconteceu com Ringo e não com Pete. Ringo não era músico de estúdio. Pete Best já tinha saído da banda antes dos Beatles serem apresentados a George Martin.

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!