6 de julho de 2009

Tributo a Bill Haley, um dos pais do Rock and Roll

Bill HaleyO tributo do Blog do Lobo hoje vai para um dos ícones do Rock and Roll, que contribuiu de maneira inegável para a afirmação do ritmo que nasceu da transa entre o Blues e a música caipira norteamericana. Haley lavou e poliu o blues negro para que fosse tocado nas rádios e aceito pela classe média.

Bill Haley
ou William John Clifton nasceu em Highland Park, Michigan em 6 de julho de 1925 e foi criado na Pensilvânia. Em 1946, Halley formou seu primeiro grupo profissional, uma banda country chamada Down Homers, depois da qual ele passou a seguir carreira solo. Haley lançou inúmeros compactos country nos anos 40, sem sucesso, enquanto trabalhava como músico itinerante e DJ.

Em 1951 ele e sua nova banda The Saddlemen resolveram mudar de estilo, gravando versões das músicas "Rocket 88" e "Rock this Joint" de Jackie Brenston & Delta Cats (na verdade música composta e executada por Ike Turner & The Kings of Rhythm. Jackie Breston que assume os vocais nessa gravação, era saxofonista dessa banda). O sucesso relativo alcançado por elas convenceu Haley de que ele poderia ser um roqueiro famoso. Em 1952 o Saddlemen passou a se chamar Bill Haley & His Comets e, no mesmo ano, a composição de Haley, "Crazy Man Crazy" tornou-se o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso americana.

Bill Haley and His Comets - Rock Around The Clock



Ainda em 1952, Max C. Freedman and James E. Myers (com o pseudonimo "Jimmy De Knight") compuseram "Rock Around the Clock" para Haley , mas ele só conseguiria gravá-la em 12 de abril de 1954. Inicialmente não obteve suceso, mas Haley logo alcançaria fama mundial com sua versão de "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, que venderia milhões de cópias. Haley e sua banda foram primordiais ao divulgar a música conhecida como "Rock and Roll" entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground.

Shake Rattle and Roll
Trecho do filme "Jóvenes y Rebeldes", de Carlos Sotomayor, rodado no México, em 1961



Cartaz de Blackboard JungleQuando "Rock Around the Clock" apareceu na trilha sonora do filme BlackBoard Jungle, desencadeou uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley. Para capitalizar o sucesso da música de Haley, Sam Katzman convidou o diretor Fred F. Sears para dirigir o filme Rock Around The Clock, gravado a toque de caixa e lançado no início de 1956. Além de Haley and His Comets, o filme contava com a participação dos Platters, do disk jockey Alan Freed e Freddie Bell and the Bellboys. Para saber a filmografia completa, acesse a sua página no site IMDB.

Haley continuou a emplacar sucessos nos anos 50, como "See You Later Alligator", e estrelou o primeiro musical cinematográfico de rock and roll. Sua fama logo seria ultrapassada nos EUA pelo mais famoso e mais sexy Elvis, mas Haley continuaria a ser um grande astro na América Latina e na Europa pelo resto de sua carreira. Seus últimos shows foram na África em 1980. Ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1987.

Bill Haley and His CometsFormada por Johnny Grande (teclados), Dick Richards (bateria), Franny Beecher (guitarra), Joey Ambrose (Sax), Marshall Lytle (Baixo) e Jacko Buddin (vocais), os Comets originais de 1954/55 (foto) ainda continuam a se apresentar ao redor do mundo. Embora na faixa etária dos 70 aos 82, a banda não mostra sinais de cansaço e recentemente lançou um DVD ao vivo.

Haley faleceu em sua casa no Harlingen, Texas em 1981. Ele foi o verdadeiro ícone do Rock N' Roll dos anos 50 e 60 e a crítica afirma que Bill foi o pai do Ritmo fervoroso das décadas.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!