Where the Wild Roses Grow
Nick Cave
They call me The Wild Rose
But my name was Elisa Day
Why they call me it I do not know
For my name was Elisa Day
From the first day I saw her I knew she was the one
As she stared in my eyes and smiled
For her lips were the colour of the roses
They grew down the river, all bloody and wild
When he knocked on my door and entered the room
My trembling subsided in his sure embrace
He would be my first man, and with a careful hand
He wiped the tears that ran down my face
Refrão
On the second day I brought her a flower
She was more beautiful than any woman I'd seen
I said, 'Do you know where the wild roses grow
So sweet and scarlet and free?'
On the second day he came with a single red rose
Said: 'Will you give me your loss and your sorrow?'
I nodded my head, as I layed on the bed
He said, 'If I show you the roses will you follow?'
Refrão
On the third day he took me to the river
He showed me the roses and we kissed
And the last thing I heard was a muttered word
As he stood smiling above me with a rock in his fist
On the last day I took her where the wild roses grow
And she lay on the bank, the wind light as a thief
As I kissed her goodbye, I said, 'All beauty must die'
And lent down and planted a rose between her teeth
Refrão
"Where the Wild Roses Grow" é uma canção composta pelo cantor e compositor australiano Nick Cave para o álbum Murder Ballads, o nono com a sua banda The Bad Seeds,. Nesta música Cave conta com a participação da conterrânea convidada Kylie Minogue.
Foi lançada como o primeiro single do álbum em outubro de 1995 e se tornou a música mais popular da banda, chegando ao terceiro lugar na Noruega, e ficou entre as cinco primeiras na Austrália e aentre as vinte primeiras posições nos EUA.
Cave se inspirou para compor "Where the wild roses grow" após ouvir a canção tradicional "Down in the willow garden".
Apesar de não constar de nenhum álbum de estúdio de Minogue, pode ser encontrada nas coletâneas "Hits+", de 2000; "Greatest Hits 1987-1999", de 2003 e "Ultimate Kylie", de 2004.
Nick Cave disse que "a música foi escrita pensando na Kylie Minogue. Eu queria escrever uma música para ela fazia tempo. Tenho uma obcessão quieta por ela desde 2001. Já escrevi várias músicas para Kylie, mas senti que nenhuma delas seria apropriada. Só quando escrevi esta canção, que é um diálogo entre o matador e sua vítima, pensei que finalmente havia escrito a música certa para Kylie cantar. Mandei para ela que me respondeu no dia seguinte." Nick Cave and the Bad Seeds and Kylie Minogue interpretaram a música pela primeira vez no dia 4 de agosto de 1995 em Cork, na Irlanda.
O Vídeo
Minogue, como Elisa Day, é admirada e morta pelo personagem de Nick Cave. O refrão da música sugere que ela ficou mais conhecida como "Wild Rose" do que como Elisa Day pelas pessoas que lembram da sua morte, ou que seu corpo nunca fora encontrado e seu fantasma está preso no local do crime, mas as pessoas só veem e falam das rosas, enquanto Elisa pensa que elas falam de ou sobre ela ("They call me the Wild Rose; but my name was Elisa Day; why they call me that, I do not know; for my name was Elisa Day").
O personagem de Cave é arrebatado pela beleza de Elisa e odeia a idéia de ve-la envelhecer. Então ele a mata para preservar sua beleza para sempre na memória.
Ele visita sua casa e se torna obcecado pela sua beleza. No dia seguinte ele leva uma linda rosa vermelha e pergunta se ela gostaria de saber de onde aquela maravilha teria vindo. No último dia ele leva Elisa para o rio, onde lhe dá um beijo de adeus e a mata com uma pedra. Então ele a coloca no rio onde a cresce a rosa selvagem, na mesma pose de Ofélia pintada por Millais. Uma enorme piton passa sobre seu corpo, simbolizando a sua morte. Então ele coloca uma rosa em sua boca e fecha seus olhos. O vídeo foi gravado pelo diretor Rocky Shenck.
Post perfeito!
ResponderExcluirconhecer a história da composição de NC é sensacional!
Obrigada, Jenné! :)
Que bom que você gostou Nina! Agradeço pela idéia e pela nova idéia! Você é uma fonte de inspiração! Beijo.
ResponderExcluir