24 de junho de 2010

Viva Jeff Beck, um dos maiores genios da guitarra

Hoje o Lobo reverencia um dos maiores guitarristas de todos os tempos, o extraordinário Jeff Beck, cuja história se confunde com a do próprio rock a partir dos anos 60. Em 2009 foi indicado para o Rock and Roll Hall of Fame (veja o vídeo abaixo) e quem o apresentou foi outro genio, ninguém menos que Jimi Page, que dividiu o palco com Jeff nos idos de 1965 quando dividiam o palco no Yardbirds. Depois formou o Jeff Beck Group e ainda o power trio Beck, Bogart & Appice.

Nascido Geoffrey em 24 de junho de 1944 Jeff tocou em várias bandas influentes da década de 1960. Assim como muitos músicos de sua época, Beck começou a trabalhar como guitarrista de estúdio. Em 1965 ele entrou para o Yardbirds (após que Eric Clapton deixar o grupo). Dezoito meses depois ele também sairia, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes tentando obter algum sucesso com sua The Jeff Beck Band - embora os álbuns vendessem bem suas músicas não eram muito comerciais, só conseguiu reconhecimento com o grande público ao gravar em 1975 o álbum Blow by Blow, já em carreira solo.

Uma característica marcante de seu trabalho é o fato de ele não trabalhar sempre com o mesmo estilo musical,optando por uma fusão de estilos que vão desde o jazz ao rock n' roll com um toque pessoal.

Recentemente uma rádio fez uma pesquisa mundial com uma série de críticos e Jeff Beck foi considerado o 4º maior e mais influente guitarrista do rock. Na revista Rolling Stone ele está em 14º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

Jeff Beck não utiliza mais pedais de efeito e parou de usar palheta nos anos 80. Ele prefere tocar com os dedos e usar a alavanca da guitarra Fender Stratocaster com a sua assinatura, apesar de frequentemente usar um pedal wah-wah, tanto ao vivo como no estúdio. Além da Fender Stratocaster Beck ocasionalmente toca uma Fender Telecaster e uma Gibson Les Paul. Seus amplificadores são basicamente Fender e Marshall. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!