29 de maio de 2009

Tributo a Jeff Buckley - 12 anos sem a voz que alcançava 4 oitavas

O Blog do Lobo hoje presta um tributo ao cantor, compositor e guitarrista norte-americano Jeff Buckley que no dia 29 de maio de 97 abandonou este mundo, nas águas do rio Wolf, um afluente do Mississipi. Conhecido por sua voz privilegiada, com alcance de 4 oitavas, Buckley foi considerado como uma das mais promissoras revelações musicais da época, sendo admirado até hoje por fãs e por outros artistas do mundo inteiro.

Lilac Wine
(Letra de James Shelton, escrita em 1950)
Vídeo gravado no Cabaret Metro em Chicago, em 13 de Maio de 95.
A Jeff Buckley Band era composta por Michael Tighe, guitarra, Mick Grondahl, baixo, Matt Johnson, bateria



Jeff Buckley - GraceEm homenagem a este artista, publiquei um vídeo com a linda música Lilac Wine assim como o vídeo oficial do documentário "Amazing Grace: Jeff Buckley (2004)" que procura desvendar - em 60 minutos - os motivos que levaram Jeff e seu lendário álbum "Grace" (foto), lançado em 1994, se tornarem um verdadeiro fenômeno cult. Produzido por Nyla Bialek Adams e Laurie R. Trombleyr para a Once & Future Productions, o filme inclui apresentações raras, ensaios, entrevistas com os 4 membros da sua banda, amigos, familiares, bem como depoimento de diversos artistas, sobre como a música de Jeff Buckey os inspirou. O documentário foi exibido em 25 festivais de cinema em todo o mundo e ganhou quatro premios, entre os quais, os de melhor documentário de música e melhor filme.

Suas guitarras eram uma Fender Telecaster '52, uma Gibson Les Paul, uma Fender Jaguar, uma Yamaha FG-470S, um Fender Jazz Bass e uma Rickenbacker 12-cordas. Como amplificadores e efeitos, usava um Áudio Mixer Samson MPL 1640 de 16 canais, um Crate Vintage e um cabeçote Fender Bassman 135. Para criar uma sonoridade única, Buckley costumava usar vários pedais de efeito, como um Boss Hyper Fuzz, Boss power supply & master switch, Dunlop Tremolo volume pedal, MXR Fuzz Unit, Digitch Whammy II microfonado e um Electrro-Harmonix Hot Tubes Overdrive Simulator.

Trailer do documentário Amazing Grace: Jeff Bucley (2004)


Você pode assistir o documentário completo no YouTube, dividido em 6 partes, além de 4 partes referentes aos "extras" do DVD original. Siga os links:

Amazing Grace Documentary

Extras do DVD

Site oficial - Jeff Buckley.com
Site do documentário Amazing Grace

5 comentários:

  1. Jeff Buckley dispensa comentários e toda reverência é pouca!

    Muito bom o conteúdo do blog, aceitaria parceria com este humilde iniciante? rsrs

    Já estou adicionando teu banner.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário V1nho e pelo link.

    Visitei e curti muito o seu blog. Tem um excelente conteúdo e já incluí seu banner no Lobo.

    Espero que nossa parceria seja bastante profícua para ambos!

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando uns sites sobre o Jeff Buckley (para um trabalho da faculdade), e acabei encontrando seu blog. Sua postagem está mais do que perfeita, pois o que você escreveu resume a intensidade desse talento que nos deixou cedo demais. E como sempre sugiro: Jeff Buckley deve ser ouvido aos poucos, mas com intensidade!

    À partir de hoje, virei sua seguidora, e também adicionei seu blog na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Lucimara, obrigado pelo comentário! Espero que você tenha se dado bem no trabalho e volte sempre!
    É muito bom saber que o Blog do Lobo foi útil para você!
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog e a homenagem merecida! Valeu demais vc lembrar das 4 oitavas, é coisa rara...
    E não é necessário ser um especialista, o que é o meu caso, para perceber o poder da voz de Buckley. Porém, o que me encantou definitivamente,foi sentir a alma do cara transbordando em cada nota, mostrando que a dor pode se transformar em algo magnífico e que não faz mal. Save Buckley!

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!