12 de novembro de 2010

Neil Young faz 65 anos e nos presenteia com novo album

Vida longa a Neil Young
O Blog do Lobo tira o chapéu para homenagear o incrível Neil Percival Young que nasceu dia 12 de novembro de 1945 em Toronto, Canadá e é considerado por muitos (especialmente por mim) como um dos músicos mais influentes da sua geração. Este ano Young lançou seu mais recente e sensacional álbum, "Le Noise" em setembro. Young começou a carreira como artista solo e se apresentava em bares e cafés do Canadá em 1960, antes de se mudar para a Califórnia em 66 com seus colegas de banda, onde montou a Buffalo Springfield juntamente com Stephen Stills. Mais tarde, em 1968, se juntou a Crosby, Stills & Nash como o quarto membro, com quem tocou até 1972.

Le Noise é o mais recente disco de Neil Young
Depois que deixou o CSN&Y, continuou a forjar sua aclamada carreira solo de sucesso, iniciada em 1968 com o lançamento do seu primeiro álbum "Neil Young". 42 anos e 34 álbuns de estúdio depois, continua com a mesma postura de não ter compromisso com o establishment ou com estilos musicais. O site The "Rock and Roll Hall of Fame" descreve Young como "um dos maiores compositores e intérpretes do rock." Ele foi indicado ao Hall of Fame duas vezes: a primeira como artista solo (em 1995) e a segunda como membro do Buffalo Springfield, (em 1997).

A música de Young se caracteriza pela sua forma exclusiva de tocar guitarra, pelas letras profundas e pessoais e pelo jeito de cantar em falsetto, a sua marca registrada.

Ao completar 65 anos Young é um franco defensor das questões ambientais e do bem estar dos pequenos agricultores, tendo fundado em 1985 o concerto beneficente "Farm Aid". No ano seguinte ajudou a fundar a escola "The Bridge School", instituição de ensino voltada para educar crianças com sérias disfunções verbais e físicas, ao lado da sua mulher Pegi Young. Neil tem 3 filhos: Zeke (com a atriz Carrie Snodgress) e Ben, diagnosticado com paralisia cerebral e a filha Amber Jean que, asim como o próprio Young, sofre de epilepsia.

Multi-instrumentista, Neil Young foi classificado pela revista Rolling Stone como sendo o guitarrista de nº 83 entre os 100 maiores de todos os tempos, classificando-o como incansável experimentador, que transforma a música mais óbvia em algo relevante.

Neil's 1953 Gibson Les Paul Goldtop
Coleção de instrumentos:
Young é um colecionador de guitarras usadas, mas nas gravações e em shows se restringe a poucos instrumentos. No filme "Neil Young: Heart of Gold" ele informa:
- 1953 Gibson Les Paul Goldtop, apelidada de "Old Black" (foto) é uma das preferida de Young e aparece no álbum "Rust Never Sleeps" e outros. Em 1972 foi instalado um pequeno captador humbucker de uma Gibson Firebird na posição de solo/agodo. Por causa da microfonia que provoca, é considerado um componente crucial da sonoridade de Young. Uma alavanca Bigsby foi instalada no começo de 1969 e pode ser ouvida no início de "Cowgirl in the Sand", do disco "Everybody Knows This is Nowhere".
- Martin D-45 - é o principal violão de cordas de aço de Young. Foi usado para compor "Old Man" e muitas outras canções. É um dos quatro violões que Stephen Stills comprou para si e para os companheiros do CSN&Y para celebrar o primeiro concerto que a banda fez no Greek Theater, em 1969.
- Martin D-28 - Tem o apelido de Hank porque seu dono anterior era ninguém menos que Hank Williams e seu filho, Hank Williams Jr. a trocou por algumas garruchas e teve uma sucessão de donos até que Grant Boatwright, (amigo de longa data de Young) o localizou. Neil o adquiriu de Tut Taylor e fez excursionou com ele por cerca de 30 anos. Foi o principal violão de Young na gravação do disco Prairie Wind, em 2005.
- Martin D-18 vintage - é o instrumento que Young usava no início da carreira, até o início com o Buffalo Springfield, quando ganhou o D-45 de Stills. Desde então, ele passou a usar a afinação (DGCFAD) que Young costuma usar em concerto e lhe permite tocar ao vivo músicas como "Ambulance Blues" e "Don't Let it Bring You Down" sem precisar mudar a afinação das seis cordas no palco.

Outros instrumentos notáveis de Young são: Uma guitarra Languedoc G2; uma Vagabond Travel Guitar; um violão Taylor 855 de 12 cordas; um banjo Gibson Mastertone de 6 cordas de 1927, que James Taylor tocou na música "Old Man"; Uma Gretsch 6120 (modelo Chet Atkins) antes de Young comprar a Old Black esta era a guitarra que tocava no tempo do Buffalo Springfield; Uma Gretsch White Falcon, comprada no final da temporada com o Buffalo Springfield e com a qual tocou no início dos anos 70. Tem ainda uma Gibson Flying V, usada na excursão do disco "Time Fades Away" e uma Fender Broadcaster, usada no album e na excursão do álbum "Tonight's the Night.

Fonte: Wikipedia. Traduzido/editado por Helio Jenné
Saiba mais no site da Gibson
Site Oficial

Neil Young - Angry World

2 comentários:

  1. Anônimo11:39 PM

    Qual violão usa na música Harvest Moon e Long May You Run respectivamente?

    ResponderExcluir
  2. Olha, anônimo, especificamente ainda não sei responder, mas sei que o Neil Young costuma usar o violão Martin D45, de 1968; Prewar D28, D18, Taylor 12 string e muitos outros violões Martin. Usa também a Gibson Les Paul e uma Gretch White Falcon. Além de violão e guitarra, Neil manda bem também no Piano, no Banjo e claro, na Harmonica. Vou pesquisar mais e eventualmente farei um post sobre isso, ok? Um abraço!

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!