11 de outubro de 2010

O Blog do Lobo parabeniza o Lobão pelo seu aniversário

Lobão
Hoje o Blog do Lobo presta homenagem a João Luíz Woerdenbag Filho, mais conhecido como o grande Lobão, nascido dia 11 de outubro de 1957. Sua carreira começou aos dezessete anos, depois de sair de casa para se tornar músico profissional. Participou de uma peça teatral e em seguida formou a banda Vímana, da qual faziam parte Lulu Santos, Ritchie, Luis Paulo e Fernando Gama. Três anos depois, com o fim do grupo, Lobão seguiu a carreira de baterista, e passou a tocar com Luiz Melodia, Walter Franco e Marina Lima.

Fundou a banda Blitz com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e outros, mas por divergências ideológicas, saiu do grupo antes mesmo do sucesso comercial. Foi o aniversariante Lobão quem batizou a banda, às vésperas de um show, após uma indecisão do grupo.

Lobão, começou sua carreira solo com o lançamento de Cena de Cinema, em 1982. Em seguida formou a banda Lobão e os Ronaldos (que tinha na sua formação a cantora e tecladista holandesa Alice Pink Pank, ex-Gang 90 e as Absurdettes; Odeid no baixo, Guto Barros na guitarra e Baster Barros, ex-baterista do Acidente), e lança Ronaldo Foi Pra Guerra.


Apesar do estrondoso sucesso de Me Chama, a banda tem vida curta e Lobão segue carreira solo mantendo alta rotatividade na mídia, lançando o single "Decadence Avec Elegance" (1985) e o álbum O Rock Errou (1986), do qual "Revanche" se torna o carro-chefe. Logo após seu lançamento, Lobão é preso por porte de drogas, passando um ano na cadeia. Ali ele desenvolve o disco Vida Bandida, voltando aos holofotes.

Depois de um flerte com o samba-rock e participações nos festivais Hollywood Rock e Rock in Rio II, Lobão passa um período fora da mídia. Suas atitudes polêmicas voltariam a ter evidência em 1999 depois de seu rompimento com as gravadoras e o lançamento de A Vida é Doce com distribuição pela internet, bancas de jornais e lojas de departamento.

Após o sucesso da vendagem e de crítica com seus discos independentes que inclui Uma Odisséia no Universo Paralelo (2001), lançou a revista Outracoisa, através da qual lançou bandas e músicos de maneira independente, tais como Cachorro Grande, B.Negão e Arnaldo Baptista. Seu último disco, lançado em 2005, o Canções Dentro da Noite Escura, foi também lançado pela revista com tiragem inicial de 20.000 exemplares.

Fonte: Wikipedia

8 comentários:

  1. Paula8:21 PM

    Eu amo esta música, e não lembro de ter visto alguma vez este vídeo (como pode?).
    Legal !
    Legal a matéria tb !
    abs

    ResponderExcluir
  2. Valeu Paula. O vídeo eu achei pesquisando no Youtube, por pura sorte. Pena que termina antes do final da música. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Paula9:35 PM

    È eu nunca pesquisei este vídeo... é ele termina antes eu vi.
    Acho bem legal o lobão, eu não sabia tb que ele fundou a Blitz, a Blitz me faz lembrar da minha infância, e acho legal tb. Adoro o Evandro! Eu brincava de teatrinho dublando as músicas da Blitz rs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,
    é verdade, o Lobão tem uma longa história. Eu escolhi este vídeo porque nele aparece o Baster, ex-batera do Acidente. Pura nostalgia, rs. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. È meu irmão, bons e velhos anos oitenta.Eu estava lá, com meus poucos vinte anos e muito álcool nas noites de Salvador. Esta música foi a primeira que aprendi a tocar no violão e depois em minha primeira guitarra ( uma gianini da qual tenho saudade até hoje). Gostei do blog, parabéns.

    Valeu.

    P.S tambem toco guitarra, mas estou parado no momento.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:38 PM

    af , pai ele fica falando mal dos meninos da restart , nada contra a ele mais inveja é FODA!

    ResponderExcluir
  7. Salve GramophoneMan, bacana saber de você. Me Chama é ótima bem como outras tantas do genial Lobão. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. Aí Anônimo, leva a mal não, mas como falar bem dos "meninos" do Restart?

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!