12 de setembro de 2010

Bob Dylan e seu tempo, na letra de Subterranean Homesick Blues

Capa de Bringing It All Home, lançado em 1965
Hoje publiquei no "Meu Blues Pra Você" um artigo sobre o novo produto de busca do Google, o Google Instant que usa Bob Dylan e a sua "Subterranean Homesick Blues", publicada no álbum "Bringing It All Home", de 1965 (foto). Na verdade, a música é um extraordinário amálgama de três vértices que inclui o escritor Jack Kerouac, a canção "Taking it Easy", parceria de Woody Guthrie e Pete Seeger e a poesia do rock'n'roll de "Too Much Monkey Business", de Chuck Berry.

Uma vez que Dylan não participou dos circulos da geração Beat original dos anos 50 (Dylan nasceu em 1941), o romance de Kerouac "The Subterraneans", publicado em 1958 sobre a cultura Beat, foi citado como uma possível inspiração para o título da canção. Esticando a corda um pouco mais, o título faz alusão ao romance "Notes From Underground", de Fyodor Dostoyevsky, cujos trabalhos eram populares entre os escritores beat como Kerouac e Allen Ginsberg.

Dylan e Ginsberg
O primeiro verso da canção refere-se à destilação de codeína e a política daquele momento. A música também se refere a alguns conflitos crescentes entre os "caretas" ou "quadrados" (aqueles que trabalhavam 40 horas por semana) e a contracultura emergente dos anos 60. O uso indiscriminado de drogas recreativas e as discussões sobre a Guerra do Vietnam começavam a tomar conta dos EUA e a letra hiperativa de Dylan era recheada de alusões aos elementos que emergiam na cultura jovem dos anos 60. Segundo o jornalista de rock Andy Gill "uma geração inteira reconheceu o zeitgeist contido no furacão verbal de 'Subterranean Homesick Blues'.

A canção ainda tem referencias às escaramuças em torno do movimento pelos direitos civis ("Better stay away from those / That carry around a fire hose"), ou seja "melhor se afastar daqueles / que carregam uma mangueira de incêndio". Explica-se: durante o movimento pelos direitos civis nos EUA, os protestantes pacíficos eram punidos e torturados com jatos fortes de mangueiras de incêndio. Apesar da natureza politica da letra, pela primeira vez a música de Dylan, chegou entre os primeiros 40 lugares nos EUA. 

Participaram da gravação: Bob Dylan: violão, gaita, vocal; Al Gorgoni: guitarra; Kenneth Rankin: guitarra; Bruce Langhome: Guitarra; Joseph Macho Jr.: Baixo; William E. Lee: Baixo; e Bobby Gregg: Bateria.

Além da influencia da canção na música como um todo, ela foi usada no que veio a ser um dos primeiros clipes promocionais, antecessor do atual videoclipe (naquele tempo o vídeo ainda não havia sido inventado).

Cartaz do documentário Don't Look Back, de D. A. Pennebaker
Apesar do jornal Rolling Stone ter ranqueado "Subterranean Homesick Blues" como número 7 na lista dos "Melhores 100 vídeos de Música", o clipe original é na verdade o segmento inicial do filme "Don't Look Back" de D. A. Pennebaker, documentário sobre a excursão que Bob Dylan fez à Inglaterra em 1965. No filme, Dylan, que teve a idéia, segura as 'dálias' para a audiência, com palavras e frases da letra. As dálias foram escritas por Donovan, Allen Ginsberg, Bob Neuwirth e o próprio Dylan.

Ele fita a câmera e troca os cartazes enquanto a canção toca. Existem erros propositais e piadinhas ao longo do clipe. Por exemplo: quando a letra da música diz "eleven dollar bills" no cartaz está escrito "20 dollar bills".

O filme foi gravado numa alameda atrás do Hotel Savoy em Londres, onde Ginsberg e Neuwirth fazem uma aparição discreta, ao fundo, conversando.

Bob Dylan's Subterranean Homesick Blues


Subterranean Homesick Blues
Bob Dylan


Johnny's in the basement
Mixing up the medicine
I'm on the pavement
Thinking about the government
The man in the trench coat
Badge out, laid off
Says he's got a bad cough
Wants to get it paid off
Look out kid
It's somethin' you did
God knows when
But you're doin' it again
You better duck down the alley way
Lookin' for a new friend
The man in the coon-skip cap
In the big pen
Wants eleven dollar bills
You only got ten.

Maggie comes fleet foot
Face full of black soot
Talkin' that the heat put
Plants in the bed but
The phone's tapped anyway
Maggie says that many say
They must bust in early May
Orders from the DA
Look out kid
Don't matter what you did
Walk on your tip toes
Don't try, 'No Doz'
Better stay away from those
That carry around a fire hose
Keep a clean nose
Watch the plain clothes
You don't need a weather man
To know which way the wind blows.

Get sick, get well
Hang around an ink well
Ring bell, hard to tell
If anything is goin' to sell
Try hard, get barred
Get back, write Braille
Get jailed, jump bail Join the army, if you failed
Look out kid
You're gonna get hit
But losers, cheaters
Six-time users
Hang around the theaters
Girl by the whirlpool
Lookin' for a new fool
Don't follow leaders
Watch the parkin' meters.

Ah get born, keep warm
Short pants, romance, learn to dance
Get dressed, get blessed
Try to be a success
Please her, please him, buy gifts
Don't steal, don't lift
Twenty years of schoolin'
And they put you on the day shift
Look out kid
They keep it all hid
Better jump down a manhole
Light yourself a candle
Don't wear sandals
Try to avoid the scandals
Don't wanna be a bum
You better chew gum
The pump don't work
'Cause the vandals took the handles.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!