19 de agosto de 2010

Hoje a batucada é geral em homenagem ao grande Ginger Baker

Ginger Baker
Peter Edward "Ginger" Baker (19 de agosto de 1939 em Lewisham, Londres), é um percussionista inglês que tornou-se famoso como integrante do Cream de 1966 a 1968 com Jack Bruce e Eric Clapton, e mais tarde fazendo parte do grupo Blind Faith. No começo dos anos 70, Baker viajou em turnê e gravou com sua própria banda, Ginger Baker's Air Force.

A técnica de Baker chamou atenção por sua virtuosidade técnica e o uso de timpani e outros instrumentos de percussão nunca antes usados no rock. Embora às vezes tocasse de maneira bombástica (similar à de Keith Moon do The Who), Baker também era capaz de tocar de forma mais contida, graças à sua experiência com bandas de jazz inglesas no final dos anos 50 e começo dos 60, estabelecendo um novo patamar de profissionalismo entre os percussionistas de rock. Baker também apresentava longos solos improvisados (como em "Toad", no vídeo abaixo) em seu elaborado kit de bateria; ele foi um dos primeiros músicos a usar dois bumbos, inspirado pelo baterista de jazz Louie Bellson. Largou o circuito de jazz para tocar R&B com a banda Alexis Korner's Blues Incorporated em ahosto de 1962, por indicação de Charlie Watts. Em fevereiro de 1963, Ginger, Graham Bond e Jack Bruce deixaram a banda para formar a Graham Bond Organisation, onde Ginger ficou até 1966, quando fundou o Cream

Desde 1986 Ginger vem lançando diversos álbuns e viajando em turnê com inúmeros astros do jazz, da música clássica e do rock. Além das bandas com seu nome, como Ginger Baker's Airforce, Baker Gurvitz Army (1975-1976) e Ginger Baker's Energy (1976), Baker também foi integrante dos grupos Hawkwind (1980), Atomic Rooster (1980), Public Image Ltd (1986) e Masters of Reality (1990).

Toad - 1968
Gravado ao vivo no Royal Albert Hall,  concerto de despedida do Cream dia 26 de novembro de 1968. Ginger faz um solo sensacional!


Ginger Baker drum clinic - 1968
Ginger explica e demonstra cada peça da sua bateria


Sunshine of your love - 1968


Referencias:

2 comentários:

  1. Anônimo1:56 PM

    Amigão,
    Obrigado pela visita no blog..volte sempre,ok?

    Dei uma visualizada geral no teu blog e gostei do que vi, principalmente dos videos..muito bom..parabéns!

    ResponderExcluir
  2. barbaridade tchê
    o q é isso?
    nossa o maluco manda muito bem!!
    babei aki
    bjim guri
    nossa o primeiro video é d+

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!