2 de junho de 2010

O super baterista Charlie Watts completa 69 em plena forma

Charlie Watts é o baterista dos Rolling Stones desde 1963. Mas ele também é o lider de uma banda de jazz nas horas vagas das excursões dos Pedras Rolantes. Nas últimas duas décadas o batera do Stones tem dado vazão à sua paixão pelo Jazz, tocando em diversas formações, sempre que sua agenda permite.

Antes de tocar com os Stones, Watts tocava em pequenas bandas de jazz locais até conhecer Alexis Korner, que o convidou para ingressar na sua Blues Incorporated, em 1960, onde ficou por pouco tempo para trabalhar na agência de publicidade Hobson & Grey. No entanto, no final de 1962 ele foi convidado a tocar como baterista na banda de rock The Rolling Stones, que estava sendo formada. Ele aceitou mas precavido, só largou o emprego na agência quando os Stones fecharam um contrato longo para tocar no Crawdaddy Club, perto de Londres. 

Monkey Man - Rolling Stones
(com foco no Charlie)

Mas Watts sempre se envolveu em atividades paralelas. Em 1964 ele publicou uma tributo em forma de cartoon a Charlie Parker, intuitulado "Ode to a High Flying Bird" (foto). Apesar do nome construído no rock, Watts sempre foi um aficcionado pelo jazz. No final dos anos 70 ele se juntou ao colega dos stones Ian 'Stu' Stewart na banda Rocket 88 que incluia alguns dos maiores nomes do jazz inglês como Evan Parker, Courtney Pine e Jack Bruce (veja o vídeo). Em 91 Charlie organizou um quinteto de jazz como mais um tributo a Charlie Parker. Dois anos depois, lançou o álbum Warm and Tender pelo Charlie Watts Quintet, incluiu o vocalista Bernard Fowler. Este mesmo grupo também lançou Long Ago and Far Away em 96. Ambos os discos eram compostos de uma seleção de standards do Great American Songbook. Após uma colaboração bem sucedida com Jim Keltner na excursão dos Rolling Stones Bridges to Babylon, eles lançaram um disco tecno/instrumental chamado Charlie Watts/Jim Keltner Project. O lançamento solo mais recente de Charlie Watts foi o Watts at Scotts em 2004, gravado ao vivo com o seu grupo, o Charlie Watts Tentet no famoso clube de jazz, o Ronnie Scott's.

Rocket 88
Ao vivo no Festival de Jazz do North Sea Jazz in The Hague, Holland (The Netherlands), em 14 de Julho de 1979. Os músicos eram Charlie Watts, Ian Stewart, Bob Hall, George Green, Alexis Korner, Jack Bruce, Dick Morrissey, Collin Smith e John Ploard


A Bateria de Charlie Watts

Charlie toca numa bateria Gretsch Round Badge modelo 1956-57 e usa diversas marcas de pratos, em sua maioria, a italiana UFIP. O kit, que prima pela simplicidade, é composto por um bumbo de 22", um surdo de 16", um tom-tom de 12" e uma caixa de 5 por 14". Entre os pratos que costuma usar estão um UFIP de 18", da série Fast China, um UFIP da série Rough com rebites, um prato UFIP de condução reto bem antigo, um Avedis Zildjian de açoite e um velho conjunto de contratempos, de marca desconhecida.

Links:
http://www.gigging-drum-charts.com/charlie-watts.html
http://www.rosebudus.com/watts/CWJKProject.html
http://therollingstonesfacts.blogspot.com/2007/12/charlie-watts.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!