12 de junho de 2009

O Lobo do Rock também tira o chapéu para Roy Harper

Roy Harper playing at Widnes, 2001-09-22 - Photo by Aaro KoskinenHoje e sempre, tiro o chapéu para o incrível Roy Harper, guitarrista e compositor inglês, diferenciado pelo seu estilo sofisticado de compor e tocar (costuma usar um pedal wah-wah ligado ao seu violão). É admirado por vários músicos da estirpe de Jimmy Page e Robert Plant (que compuseram 'Hats Off to Roy Harper', gravado no álbum Led Zeppelin III) e Ian Anderson, do Jethro Tull, bem como David Gilmour, do Pink Floyd (com quem compôs em parceria a bela "Sweet and Short" lançado no seu primeiro álbum solo). Antes, em 1975, durante as gravações do disco "Wish You Were Here", Harper (que estava gravando o disco HQ no Studio 2 da Abbey Road) foi convidado a gravar a música "Have a Cigar" com a banda, que ocupava o Studio 3.

Harper iniciou sua trajetória em meados da década de 60, influenciado por blueseiros americanos como Huddie William, Leadbelly, Josh White, Big Bill Broonzy e também por Woody Guthrie, claro e tem mais de 20 álbuns lançados.

Sua primeira excursão para os Estados Unidos ocorreu por ocasião do lançamento do seu quarto disco 'Flat Baroque and Berserk' em 1970, que contou com o grupo The Nice (de Keith Emerson) na faixa "The Hell's Angels". Neste mesmo ano, depois do Festival de Bath, o Led Zeppelin prestou um tributo a Harper gravando a sua própria (e definitiva) versão da tradicional 'Shake 'Em On Down', originalmente gravada por Bukka White e rebatizada de 'Hats Off to (Roy) Harper'. Segundo Jimmy Page, a banda admirou a forma como Harper se manteve fiel a seus princípios e não se submeteu a pressões comerciais da gravadora EMI. A admiração era mútua e Harper costumava frequentar os shows do Led Zeppelin e aparece (sem créditos) no filme "The song remains the same", de 1976.

São muitas as histórias e fatos sobre essa figura ímpar que me faz pensar em publicar outro post. Hoje eu decidi trazer o vídeo com a música The Game, que traz Roy acompanhado por ninguém menos que David Gilmour na guitarra, John Paul Jones no baixo e Steve Broughton na bateria. Espero que você curta!

Site Oficial de Roy Harper

The Game - parte 1


The Game - parte 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!