3 de dezembro de 2008

Com Rubber Soul Beatles marcam renovação e amadurecimento sonoros

Rubber Soul foi o sexto disco dos BeatlesHoje o Blog do Lobo reverencia um dos álbuns mais importantes da estrada do rock: o Rubber Soul, lançado na Inglaterra no dia 3 de novembro de 1965. O sexto vinil dos Beatles, é considerado como o disco em que a banda quebrou um paradigma sonoro e começou a tornar seu som mais eclético e sofisticado.

Após amenizada a força primitiva do Rock, com a explosão do folk-rock e da surf music, cada grupo passou a utilizar-se de todas as potencialidades que os estúdios de gravação podiam oferecer. Com os Beatles não foi diferente. Superaram sua fase adolescente, passando pelas brincadeiras colocadas em filmes por Richard Lester, até o profundo universo poético que começaram a desenvolver neste álbum, e realizaram verdadeiras "rupturas", como a letra surrealista e o uso do cítara em "Norwegian Wood", o lirismo de "In My Life" e "Michele", a solidão pungente de "Nowhere Man", enfim, Rubber Soul foi considerado o mais inovador álbum de música pop lançado até então.

Nowhere Man (ao vivo no Japão em 66)


O álbum começou a ser gravado em Outubro, para estar nas lojas em dezembro, e mais uma vez os Beatles lutavam contra o tempo, mesmo em meio a turnês e tudo mais, Rubber Soul é brilhante do início ao fim, como uma coletânea de singles. Além das 14 músicas gravadas para o disco, eles ainda se deram tempo de de escolher 2 para o próximo single: Day Tripper / We Can Work it Out, um duplo 'lado A' não incluído no LP.

Em 1965 os Beatles já estavam consolidados como Pop-Stars. Agora eles mandavam no estúdio e os melhores horários de gravação eram reservados para eles, que também opinavam e aprovavam as capas e se davam o direito de escolher o nome dos discos. A própria capa é um caso a parte. Mostra o grupo numa foto levemente deformada, com caras nada felizes, prova de que naquela época eles começavam a não se importar com a imagem bem comportada feita por encomenda por Brian Epstein.

Michelle (Paul McCartney solo)



A banda amadurecera e as letras tornaram-se mais coesas e abrangentes. John Lennon, por si só, deu um pulo como letrista. Diz a lenda que este deveria ser um álbum duplo, mesmo assim, o que seria o primeiro instrumental dos Beatles - a música "12-Bar Original" foi excluída, para aparecer em coletâneas posteriores. Mesmo assim, em menos de uma semana após lançado, o LP já ocupava o 1º lugar nas paradas, onde permaneceu por 12 semanas.

Como o disco foi gravado originalmente em 4 canais e mixado para ser ouvido em mono (poucas cópias eram lançadas em estéreo), as músicas foram remixadas 12 anos depois para o lançamento em CD. Junto com 'Help!', foi o único LP original a sofrer tal tratamento.

Fontes: http://www.getback.com.br e www.wikipedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!