10 de novembro de 2008

De 11 a 14/11 - Semana de Teclados Progressivos na Rock Puro.Net

Rádio Rock Purobrp 73 - novembro 2008 - ano 2

RockPuro.net traz uma semana muito progressiva, com milhões de teclados para harmonizar a nossa existência. Vai ser uma semana muito bacana e nós garantimos a trilha da sua Paz. Para isso acontecer convocamos a inevitável dupla, muito querida de todos nós, imprecindível na nossa sonoridade: Hammond e Moog. Pois é, sem o som maravilhoso dos teclados Hammond e os efeitos do Dr. Moog, nossa vida teria sido bem sem graça. Aqueles solos que nós todos adoramos pela sonoridade desses instrumentos, muito puros e anteriores aos teclados digitais.

Preparamos uma programação super demais, para podermos cultuar essas viagens harmônicas com tudo o que temos direito. Nossas manhãs tem 3 nomes progressivos importantes: Triumvirat, Jethro Tull e Strawbs, dentro da série Reserva Especial, onde o Eduardo Marins apresenta o Lado B de grandes nomes.

LP Tarkus do ELP, de 1971As sessões da tarde trazem muita sonzeira legal: o Tarkus do ELP, um set ao vivo com o Paul Rodgers tocando covers de Jimi Hendrix, um show incrível com o Santana tocando com Buddy Miles, imperdível, e ainda uma edição inédita do Selos & Catálogos abordando nomes do selo Decca, responsável por muita coisa legal como Camel, Ufo, Thin Lizzy, Savoy Brown, Marmalade e Rolling Stones.

Como todos perceberam, voltou a série Super40, dessa vez nos fins de tarde, onde alguns dos mais importantes álbuns da história do rock, todos com 40 anos de idade, são apresentados na íntegra, para conferirmos como tudo começou. Para essa semana destacamos: Iron Butterfly, Grateful Dead, Deep Purple e Big Brother and Holding Company.

Rick WakemanPara as noites ficarem ainda mais bonitas, vamos viajar ao som de teclados de verdade, com timbres autênticos e bem distantes da sonoridade pasteurizada dos teclados digitais. Teremos muito orgão Hammond, um tipo de sintetizador, o Arp Odissey e Moog nos nossos programas: Reserva Especial com Rick Wakeman, 2 edições de Tendências com Tecladistas Geniais e outro dedicado ao Hammond & Moog.

Jornadas do Dinossauro traz uma programação bem temperada, com sons que vão do folk ao profundo experimental: Traffic, Love, Pentangle, Alphataurus, Genesis, Triumvirat, Curved Air e Le Orme.

Lembramos aos amigos que um monte de especiais não programados entram durante a programação sem aviso prévio, ao sabor do dia, trazendo a melhor seleção de Rock Clássico sempre mixado ao vivo, em tempo real, criando a sua trilha exclusiva com a qualidade exclusiva RockPuro.net, que traz a programação mais honesta da web!

AGENDA DA SEMANA
3ª Feira, 11/11

11h - Reserva Especial - Triumvirat. Uma das mais importantes bandas alemãs da década de 70, com seus teclados característicos e uma linha melódica inconfundível. Esse trio seguia a mesma tendência do Emerson, Lake & Palmer e dispensa comentários. Produzido por Eduardo Marins.

14h - Álbuns Puros - Emerson, Lake & Palmer e o Tarkus.

18h - Super40 - Iron Butterfly - Heavy. O vôo inicial da borboleta de ferro é mais uma daquelas delícias sessentistas adoçadas com o mais fino néctar psicodélico. Teclados, guitarra fuzz, vocais em coro e muita viagem sideral. A densidade sonora das bases de teclado e a abordagem agressiva da guitarra de Rhino (futuro guitarrista do Captain Beyond) são a marca do som da banda.

22h - Jornadas do Dinossauro - o "Melhor Rock Progressivo do Universo" em várias vertentes, inicia com folk music e se aventura pelo profundo progressivo alemão, com pitadas fusion psicodélico. Isso tudo através do som incrível de Traffic, Pentangle, Love, Junipher Greene, Genesis, Triumvirat, Iskander, Le Orme, Khan, Alphataurus e Curved Air.

4ª Feira, 12/11

11h - Reserva Especial - Jethro Tull. Quem não curte o Ian Anderson, sua flauta e sua banda? Nesse especial a gente vai viajar por uma seleção pinçada com critério dentro dos melhores trabalhos. Produzido por Eduardo Marins.

15h - Selos & Catálogos - Decca. Muitos ainda se lembram do selo nos Lps da Decca, catálogo muito legal e responsável por produzir nomes fundamentais na nossa cultura roqueira, com
bandas que nos levaram às alturas como Camel, Ufo, Thin Lizzy, Savoy Brown, Marmalade e Rolling Stones. Produzido por Eduardo Marins.

18h - Super40 - Grateful Dead - Grateful Dead. A psicodelia começa no nome. E acaba só no último instante da bolacha. O Grateful Dead pegou o blues, o country, o rhytm n’ blues, enfim, a típica música norte-americana, vestiu-a com roupas coloridas, lhe ofereceu um LSD e a convidou para pôr o pé na estrada, sem rumo certo. Abra um sorriso ao som de “The Golden Road” e respire fundo muita psicodelia com “Cream Puff War”. Pegue seus óculos escuros e boa viagem!

21h - Reserva Especial - Rick Wakeman. Um verdadeiro ícone na história do Rock Progressivo, esse herói dos teclados trouxe sua marca para bandas importantes como o Yes. Claro que você conhece, boa diversão. Produzido por Eduardo Marins.

5ª Feira, 13/11

11h - Reserva Especial - Strawbs. Era uma vez uma genial banda de bluegrass chamada The Strawberry Hill Boys. Com o aumento das influências folk nas composições, a banda acabou se firmando no cenário progressivo com o lançamento do primeiro album em 69, repleto de elementos neo clássicos mixados com rock. Produzido por Eduardo Marins.

16h - Grandes Concertos - Paul Rodgers - The Jimi Hendrix set. É isso aí: Paul Rodgers, que todos conhecem do Free e do Bad Company mais o Jason Bonham, filho do baterista falecido do Led Zeppelin e o Slash, numa genial homenagem ao mestre, gravado no Woodstock de 94. É curtinho e muito legal.

The Book of Taliesyn18h - Super40 - Deep Purple - The Book of Taliesyn. Esse é o segundo álbum da banda, ainda em sua primeira formação, que trazia o Rod Evans (futuro vocalista do Captain Beyond) nos vocais. A experiência psicodélica do Deep Purple tem proposta totalmente adequada ao patamar sonoro da época. As versões para músicas já famosas ainda dão a tônica do trabalho, tal qual no trabalho anterior.

22h - Tendências - Tecladistas Geniais. Vamos conferir os dedos ligeirinhos e eruditos de grandes nomes: Rick Wakeman, Jon Lord, Brian Auger, Gary Wright, Peter Bardens, Ken Hensley e Ian Hunter , entre outros, com seus trabalhos bem elaborados, exagerados ou não. Produzido por Eduardo Marins.

6ª Feira, 14/11

11h - Jornadas do Dinossauro. o "Melhor Rock Progressivo do Universo" em várias vertentes, inicia com folk music e se aventura pelo profundo progressivo alemão, com pitadas fusion psicodélico. Isso tudo através do som incrível de Traffic, Pentangle, Love, Junipher Greene, Genesis, Triumvirat, Iskander, Le Orme, Khan, Alphataurus e Curved Air.

16h - Grandes Concertos - Carlos Santana & Buddy Miles. É isso aí. Dois mestres bem acompanhados se divertindo pra valer numa Jam genial, gravado ao vivo em dezembro de 1972 durante a turné do disco Caravansarai. Muito legal, chame os amigos.

18h - Super40 - Big Brother and Holding Company – Cheap Trills. A psicodelia com a influência blueseira vindo a toda força. A interpretação transpirando sentimento de Mrs Janis Joplin dispensa comentários, mas a banda com a qual ela ficou realmente famosa é quase sempre esquecida. O Big Brother já tinha carreira antes de Janis. Seu som era trilha sonora obrigatória em trips ensolaradas por toda a costa-oeste. Eram psicodélicos até a última gota de fuzz que conseguiam extrair de seus amplificadores.

21h - Tendências - Hammond e Moog. A sonoridade única e inconfundível de um excelente orgão e do primeiro sintetizador numa combinação perfeita que marcou uma época onde os tecladistas eram músicos de verdade, com profundo conhecimento da matéria, bem antes dos samplers chegarem para pasteurizar toda a música do mundo. Ouviremos ELP, Triumvirat, L'Uovo di Colombo, Crucis e Le Orme.

Boa semana, pessoal, vida longa ao Rock'n'Roll e muita paz para todos!
Sérgio Avellar

2 comentários:

  1. Grande Lobo belo trabalho aqui na sua pagina(Blog) da uma visitinha lá Rocksession, vc vai gostar...
    http://www.mtbrocksession.blogspot.com/
    Abraços Musicais
    MTB

    ResponderExcluir
  2. Grande Rock Session, já visitei o seu blog e me amarrei! Vamos fazer uma troca de links? Vou incluir logo o Rock Session aqui. Muito bom! Um forte abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!