9 de novembro de 2008

Fábricas de Sonhos: Fender, G&L e seu criador, Leo Fender

Selo Fábricas de SonhosClarence Leonidas Fender (10 de agosto de 1909 — 21 de março de 1991) foi um construtor de guitarras norteamericano, fundador da Fender Electric Instrument Manufacturing Company, atualmente conhecida como Fender Musical Instruments Corporation, e posteriormente fundou a G&L Musical Products. Também foi o responsável por introduzir o baixo elétrico no mercado dos EUA.

Leo Fender nasceu em Anaheim, Califórnia e, na sua adolescência, adorava manipular rádios. Pouco a pouco foi se interessando por amplificadores, mas a idéia de uma fabricar guitarra elétrica de corpo maciço o atraía. Começou a fazer contato com músicos de country e blues, sondando a receptividade que teria seu projeto, e no começo dos anos 40 construiu um protótipo que alugava aos músicos de sua região, chegando a ficar bastante popular. Pouco tempo depois, fundou a companhia K&F, onde dedicou-se principalmente à fabricação de guitarras elétricas e amplificadores e em 1946, Leo fundou a Fender.

Leo Fender, cridor e criaturasEm 1948, George Fullerton juntou-se a Fender e os dois desenharam o modelo Broadcaster de guitarra elétrica, que depois teve o nome mudado para Telecaster. Introduziu seu primeiro modelo de baixo elétrico, o Precision, em 1951 e, em 1954, a Stratocaster foi lançada, com um design totalmente inovador. Os primeiros modelos começaram a ser vendidos em 15 de maio de 1954. A Stratocaster foi inicialmente iconizada pelos Beatles. George Harrison e John Lennon usaram o modelo no álbum Rubber Soul, lançado em 1965 e, em seguida, após Jimi Hendrix ter conhecido os Beatles, e adquirir uma, ele estraçalha a sua Strat (como ficou apelidada) durante o concerto de sua despedia da Inglaterra, em 1966, atuação que perpetua sua fama com a guitarra e depois com suas performances no Festival Pop de Monterey, na California em 1967 e em seguida no Festival de Woodstock em 1968. Além de Hendrix, muitos outros grandes artistas dos anos 60 adotaram a já famosa guitarra.

Em 1965, com problemas de saúde, Leo Fender vendeu a sua empresa à CBS por 13 milhões de dólares. Pouco depois, a sua saúde melhorou e ele voltou à CBS/Fender durante um breve período. Abandonou a CBS em 1970 para desenhar instrumentos na G&L, onde trabalhou até falecer, em março de 1991.

Visita à fábrica G&L


Visita à fábrica da Fender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!