Robert Plant e Kristina Donahue aperecem como convidados no show da banda inglesa Fairport Convention em Cropredy, Inglaterra, em 2008, em tributo aos 30 anos da morte de Sandy Danny, ex-cantora da banda, que morreu em 1978. Eles tocam a música "The Battle Of Evermore" em sua homenagem, uma vez que gravou esta música no álbum Led Zeppelin IV.
Robert Plant escreveu The Battle of Evermore após ler um livro sobre uma história escocesa. A letra fala sobre a eterna batalha entre a noite e o dia, ou entre o bem e o mal. Esta foi a única música que Led Zeppelin gravou com uma vocalista convidada, Sandy Denny, do Fairport Convention, que fez a parte do anunciador da cidade. Fairport Convention foi um grupo de Folk Rock Ingles, com quem o Led Zeppelin partilhou um show em 1970. Sandy morreu em 1978 devido a uma hemorragia cerebral causada por uma queda da escada. Denny ganhou um símbolo próprio na capa interna do álbum, com 3 pirâmides, como agradecimento à sua participação.
Jimmy Page compôs a música num bandolim que pegou emprestado de John Paul Jones, sem nunca ter tocado esse instrumento antes. Segundo o engenheiro de áudio Andy Jones, "a banda estava reunida perto da lareira em Headley quando Jimmy pegou o bandolim e começou a tocar. Eu trouxe um microfone e coloquei um pedal de eco no bandolim. De repente, Robert começou a cantar e esta música incrível surgiu do nada".
Nas raras ocasiões em que Battle of Evermore foi apresentada em shows, o baixista John Paul Jones cantou a parte de Sandy.
Muitos fans acreditam que a letra descreve a Batalha de Pelennor, do livro de JRR Tolkien "The Return of The King", quando diz "The drums will shake the castle wall, The ring wraiths ride in black" ("Os tambores vão sacudir s muralhas do castelo, os espíritos do anel vão chegar de negro"). Plant é um grande leitor de Tolkien e há referências a seus livros em "Ramble On" e também na "Misty Mountain Hop".
As referências à Batalha de Pelennor continuam na letra: "At last the sun is shining, The clouds of blue roll by" (Finalmente o sol voltou a brilhar, as nuvens tenebrosas se foram) quando o exército de Sauron avança, o céu escurece e quando finlmente perde, a luz do sol volta a brilhar.
Plant também faz referências à lenda do mago Merlin e do Rei Arthur, ao se referir aos Anjos de Avalon que, em latim significa "lugar com maçãs", como na parte em que diz: "I'm waiting for the angels of Avalon, waiting for the eastern glow. The apples of the valley hold the seeds of happiness" (Espero pelos anjos de Avalon, espero pelo brilho que vem do Leste. As maçãs do vale têm as sementes da felicidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!