30 de maio de 2010

Tom Morello com sua guitarra inovadora é o rei dos efeitos especiais

O Blog do Lobo presta homenagem a Thomas Baptiste "Tom" Morello, que nasceu no dia 30 de maio de 1964 e é um tremendo guitarrista, que já ganhou um premio Grammy e é reconhecido pela sua participação nas bandas Rage Against the Machine, Audioslave, pela sua experiencia solo "Nightwatchman" e pelo seu novo grupo, Street Sweeper Social Club, com Boots Riley. É reconhecido pelos efeitos sonoros e solos criativos, pelo uso da percussão na guitarra e seus riffs pesados. É o 26º entre os 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Seu estilo de tocar mistura blues, heavy metal com riffs híbridos e muito inspirados de funk e hiphop, tudo com muitos efeitos como delay, modulação, wha, harmonizadores, distorção feedback e outras formas e combinações exclusivas. O efeito mais reconhecido do arsenal de Morello é o Digitech Whammy, que o ajuda a criar a maioria das sonoridades. 

Formado em Harvard, Tom se graduou com honras em Ciência Política. Durante a universidade, ele praticava pelo menos de 2 a 4 horas por dia de guitarra. Enquanto seus amigos saíram de Harvard para serem médicos e advogados, ele foi para Los Angeles, considerado o lugar para quem queria rock

Anos mais tarde, ajudou o Rage Against the Machine a conquistar um lugar ao sol, por suas letras politizadas e uma expressiva presença de palco. À frente da banda, Tom revolucionou todo e qualquer tipo de música em seu instrumento. Com um equipamento considerado simples, ele procurava emular sons de DJ e grupos de hip-hop e rap americanos.

Diante de um artista com tamanha técnica e talento, trouxe alguns vídeos que mostram melhor que minhas palavras. Espero que você goste e deixe seu comentário!

Audioslave - Cochise
Esta foi a canção de estreia do supergrupo que reuniu Chris Cornell, a voz do Soungarden e Temple of The Dog e os músicos Tim Commerford, Tom Morello e Brad Wilk, do RATM

Tom Morello Dicas #1


Tom Morello Dicas #2


Tom Morello Dicas #3

The Nightwatchman - Until the end


Street Sweeper Social Club - 100 Little Curses


Mais informações: http://www.tommorello.net/

Fonte: Wikipedia

2 comentários:

  1. Ele é um dos melhores guitarristas de todos os tempos, eu considero ele uma grande influencia na minha forma de tocar guitarra

    ResponderExcluir
  2. De fato Hate and Trust, o cara toca uma barbaridade!

    Obrigado pelo comentário e sucesso! (Quando vcs foram se apresentar, manda um release para eu publicar aqui, beleza?

    Abração e sucesso!

    Scubi

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!