28 de maio de 2010

O Blog do Lobo comemora o centenário do lendário T-Bone Walker

Hoje o mundo da música comemora o centenário do nascimento de Aaron Thibeaux Walker, mais conhecido como "T-Bone Walker", na cidade de Linden, Texas em 28 de maio de 1910. T-Bone foi um guitarrista de blues, cantor, compositor e pianista, tido como o primeiro músico de blues a usar um violão amplificado. Filho de músicos, mudou-se com os pais para Oak Cliff, ao sul de Dallas, onde conheceu Blind Lemon Jefferson. A amizade levou T-Bone a acompanhar seu amigo nas apresentações por toda a região e com ele aprendeu a tocar o instrumento. 

 T-Bone Walker - Call it Stormy Monday

A primeira gravação de Walker foi um compacto com as músicas "Wichita Falls Blues e Trinity River Blues", pela gravadora Columbia Records em 1929 com o nome de Oak Cliff T-Bone. Contudo seu som característico surgiu em 1942, quando Walker gravou "Mean Old World" e seus solos estão entre os primeiros do blues moderno. A maior parte de suas gravações aconteceu entre 1946 e 48, quando estava na gravadora "Black and White", inclusive seu número mais conhecido a clássica "Call It Stormy Monday (But Tuesday Is Just As Bad)", gravado em 47. BB King afirmou que "Stormy Monday" foi a inspiração para ele pegar numa guitarra. Ela também foi gravada pela The Allman Brothers Band, com um arranjo maravilhoso.  Walker ganhou um Grammy Award em 1971 com o álbum Good Feelin'. Outro monstro sagrado que admirava Walker era ninguém menos que o pai do Rock, Chuck Berry. A influência de T-Bone Walker ultrapassou gerações e chegou a Jimi Hendrix, que o considerava um herói e procurou imitá-lo de alguma forma.


T-Bone Walker and B.B. King

King Willy | MySpace Video 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!