1 de julho de 2009

Tributo ao Mestre do Blues William James "Willie" Dixon

Willie Dixon, foto de Bill SmithHoje é dia de prestar tributo a um dos grandes mestres do Blues: William James "Willie" Dixon foi um dos compositores mais fluentes e influentes da história. Nasceu dia 1 de julho de 1915 em Vicksburg, Mississipi e, após uma vida em que foi até mesmo sparring de lutador de box, Dixon faleceu dia 29 de janeiro de 1992, deixando um legado fundamental para a música.

Ao lado de Muddy Waters, foi Dixon quem formatou a sonoridade do Blues de Chicago do pós guerra e suas composições tornaram-se standards, que vieram a ser executadas por todo mundo, literalmente, até hoje. Entre elas, posso citar "Little Red Rooster", "Hoochie Coochie Man", "Evil", "Spoonful", "Back Door Man", "I Just Want to Make Love to You", "I Ain't Superstitious", "My Babe", "Wang Dang Doodle", and "Bring It On Home", todas compostas durante o auge da famosa gravadora Chess Records, nos anos 50. Interpretadas por nomes como Muddy Waters, Howlin' Wolf e Little Walter, chegaram aos corações e mentes de músicos como os Rolling Stones, The Yardbirds, Cream, Led Zeppelin, The Doors, Bob Dylan, The Allman Brothers Band e Grateful Dead, entre tantos.

Tendo em vista a importância da obra desse genio da música, selecionei quatro vídeos muito especiais, que publico a seguir. Espero que você aprecie!

Willie Dixon - Weak Brain and Narrow Mind


Willie Dixon - A técnica do Mestre


Willie Dixon - I'm Nervous


Sensacional Helen Humes
(com Willie Dixon, Memphis Slim, Terry McGee, Sonny Terry e T-Bone Walker
)
American Folk Blues Festival de 1962 - Programa de TV do Horst Lippman chamado "Jazz gehört & gesehen" (Jazz heard & seen) para o canal SWF ( Estação de TV alemã, de Baden-Baden)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!