27 de julho de 2009

RockPuro faz uma semana inspirada com rock de atitude e talento

RockPuro, a rádio mais honesta da webbrp 109 - julho 2009 - ano 3

RockPuro.net pacifíca nossos neurônios ansiosos por uma programação de alto nível, preocupada em apresentar as melhores produções, dos melhores artistas, dos melhores tempos, quando rock era atitude e talento. Muito distante do mundo tecnológico, com parcos recursos, esses trabalhos atravessaram décadas e, nesse que é o seu canal favorito, é possível conferir a qualidade e inspiração que fizeram a trilha sonora das nossas vidas e permanecem atuais. É o Rock Mais Honesto da Web provando tudo isso.

Para as nossas manhãs chuvosas, nada melhor que ouvir álbuns antológicos do começo ao fim, como foram concebidos na época, gravados por The Who, Wishbone Ash e Crosby, Stills & Nash.

O Eduardo Marins, que entende muito, preparou um especial com versões do Bob Dylan, aquele cara genial que muitos preferem mais como compositor que como cantor. Frank Zappa é o outro destaque da série Reserva Especial. O Edú também mandou mais uma edição de Selos & Catálogos, abordando o eclético selo Epic, que surgiu lançando jazz em 1953 e diversificou produzindo grandes artistas: Donovan, Spirit, Kak, Fleetwood Mac, Badger, Alacran, Elf, Reo Speedwagon e Argent. Grandes Concertos com muito rockão nas apresentações memoráveis de Rory Gallagher e Robin Trower.

Captain Beyond, capa do álbum eponimo lançado em 1972Uma dobradinha para a gente conferir um dos maiores ícones da época: Captain Beyond. Eu gosto tanto, que passei a vida com 3 lps, sendo que um ficou selado até pouco tempo atrás, e que conservei com amor. Se estragasse, eu ainda tinha mais 2 guardados, tanto que esse trabalho marcou meu passado. Essa dobradinha vai dar a chance de ouvirmos o segundo disco, muito bom mas, sabe, era o segundo. Se não existisse o primeirão, todos gostariam desse aí.

O amigo e especialista no assunto Rodrigo Mantovani, preparou um super Reserva Especial com o Focus, para mostrar como essa banda era boa fazendo fusion de alto nível.

O programa Blues Desbotado trás o trabalho muito legal de uma banda australiana idem: Chain e sua proposta branquela na tradição do puro British Blues.

Som Brasilis vai arrancar sorrisos: Casa das Máquinas, banda que causou uma tragédia e teve um fim prematuro. Bom progressivo brasileiro dos anos 70.

Jornadas do Dinossauro, traz mais uma seleção com algumas das bandas que fizeram o melhor "rock progressivo do universo": Genesis, Arzachel, Asia Minor, Cornucópia, Cressida, Druid, Flash, Yes e Grobschnitt.

Você, que já conhece a nossa grade flutuante, fique conectado, pois um monte de especiais não programados entram a qualquer momento durante a nossa programação e a melhor seleção de clássicos incríveis é mixada ao vivo, em tempo real, ao sabor do clima do dia como só RockPuro.net apresenta. Sempre a programação mais honesta da web!!

RockPuro avisa:
As nossas colunas sempre são atualizadas com um monte de assuntos interessantes para você se informar. Visite e conheça. Nós temos um canal direto com os ouvintes. Para dúvidas basta acessar o link "Contato" direto no site, todos os mails são respondidos na hora.
As playlists dos programas estão nas páginas dos mesmos, que você acessa em "Programação".

RockPuro está no Twitter e todos podem seguir a nossa programação e os eventos não agendados.

A comunidade RockPuro sempre está aberta e convida os amigos que quiserem se cadastrar: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41466051
Todos são bem vindos, mas lembramos que RockPuro não se responsabiliza pela comunidade, que não nos pertence.

Agenda para uma semana feliz

3ª Feira, 28/7

11hs: Albuns Puros - Wishbone Ash - Argus. Um certo tom épico e temas pseudo-medievais, fazem esse trabalho ser considerado por muitos como um dos melhores discos de rock dos anos 70, e faz juz ao título.

Wishbone Ash - Warrior
Ao vivo no programa Rock Concert em 1973



14hs: Reserva Especial - Bob Dylan em versões. Super revisitada na carreira do cantor com suas composições em versões adaptadas por nomes importantes na época, como Jimi Hendrix, Manfred Mann, Byrds e Animals. Produzido por Eduardo Marins.

17hs: Selos & Catálogos - Epic. Uma seleção preparada destacando as mais expressivas bandas desse catálogo, responsável por nomes que se tornaram grandes como Donovan, Spirit, Kak, Fleetwood Mac, Badger, Alacran, Elf, Reo Speedwagon e Argent. Produzido por Eduardo Marins.

22hs: Jornadas do Dinossauro. Uma grande seleção num programa sempre especial, focado em apresentar as criações mais insólitas do vasto universo progressivo. Destaques dessa edição ficam por conta de Genesis, Arzachel, Asia Minor, Cornucópia, Cressida, Druid, Grobschnitt, Yes e Flash.

Slideshow de Arzachel - Leg (1969)

4ª Feira, 29/7

10hs: Albuns Puros - Crosby, Stills e Nash. Um rebuliço no mundo do rock em 1969! Membros do Buffalo Sprigfield, Hollies e Byrds se juntaram para gravar um trabalho novo. E fizeram, não só isso, como um dos mais belos trabalhos vocais da época. Lindos arranjos, letras sensíveis e um trio impecável: David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash. Um disco definitivo e era só o primeiro.

Crosby, Stills & Nash - Suite Judy Blue Eyes
Ao vivo em Woodstock, 1969



13hs: Nós e os Beatles – Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Um dos discos mais comentados de toda a história do rock, é um marco, com a banda adentrando de vez no liberal terreno da psicodelia, atingindo um nível de musicalidade ímpar, criando músicas altamente assimiláveis, belas e cativantes, ao mesmo tempo experimentais e densas. Grande viagem!!

The Beatles - Seargent Pepper's Lonely Hearts Club Band



18hs: Grandes Concertos - Rory Gallagher live in Europe. Esse irlandês bebum e barulhento vem com mais uma impressionante sonzeira, gravada ao vivo entre fevereiro e março de 72. Foi nesse momento que a carreira consolidou para esse guitarrista de hard blues altamente energizado.

Rory Gallagher - A Million Miles Away
Ao vivo na excursão irlandesa de 1974



21hs: Reserva Especial - Focus. Teremos uma abordagem diferente nesse super especial, afinal nem só de Silvia e Hocus Pocus foi feita a fama dessa banda que vem lá da Holanda e que também tinha uma forte veia de fusion jazz-rock. Grande mostra da banda do This van Leer e do Jan Akkerman. Colaboração especial do Rodrigo Mantovani.

5ª Feira, 30/7

10hs: Albuns Puros - The Who: Who's Next. Fundamental na discoteca básica de qualquer roqueiro que se preze. Tem até a participação especial do Dave Arbus, importante e cultuado violinista na época, fundador da banda East of Eden.

The Who - We Won't Get Fooled Again


15hs: Albuns Puros - Captain Beyond!!! Alguém aí não conhece essa famosa formação: Rod Evans, Bob Caldwell, Rhino e Lee Dorman? Eles eram egressos do Iron Butterfly e do Deep Purple. Tá na hora de ouvir um dos trabalhos de rock mais completos de todos os tempos, com muito tempero de space rock, fusion, heavy, prog e sabe-se lá mais o quê. Uma grande viagem num trabalho impecável.

Captain Beyond ao vivo em 1972 (Parte 1)
Rod Evans (primeiro vocalista do Deep Purple), Larry 'Rhino' Reinhardt, guitarra e Lee Dorman, baixo (ambos do Iron Butterfly) and Bobby Caldwell (da Johnny Winter Band), na bateria.



Captain Beyond (Parte 2)



18hs: Reserva Especial - Frank Zappa. Muitos delírios desse incrível guitarrista quebrador de paradigmas, excelente compositor e grande crítico social. Sua banda e suas experiências musicais de muita vanguarda nesse especial. Produzido por Eduardo Marins.

21hs: Albuns Puros - Casa das Máquinas - Lar de Maravilhas. Gravação de 1975 desse que é o melhor trabalho da banda, que teve carreira encerrada após atravessar um período turbulento. Progressivo brasileiro da melhor veia.

6ª Feira, 31/7

11hs: Jornadas do Dinossauro. Uma grande seleção num programa sempre especial, focado em apresentar as criações mais insólitas do vasto universo progressivo. Destaques dessa edição ficam por conta de Genesis, Arzachel, Asia Minor, Cornucópia, Cressida, Druid, Grobschnitt, Yes e Flash.

14hs: Albuns Puros - Captain Beyond - Sufficiently Breathless. Não tão espetacular e impactante como o primeiro, esse disco foi ignorado por muita gente, sendo até odiado pelos fãs do primeiro. Mas vamos ser honestos, não é um trabalho ruim, tem bons momentos e merece ser conferido, afinal tem a mesma formação do primeiro, sessões legais e riffs de qualidade. Vale conferir.


17hs: Blues Desbotado - Chain - Toward the Blues. Genial banda australiana lá de Perth, com uma pegada muito própria, fazendo provavelmente o melhor blues da terra dos cangurús. A gravação é de 1971.

Chain - Grab a Snatch and Hold It
Com Matt Taylor, vocais e harmonica, Phil Manning na guitarra, Barry Harvey, bateria e Dirk DuBois no baixo, ao vivo no Williamstown RSL, Melbourne, em 12/3/2006.



22hs: Grandes Concertos - Robin Trower comemorando 60 anos de idade, ao vivo no Rockpalast Crossroads Festival, em Bonn, Alemanha. Imperdível e impecável apresentação desse grande guitarrista tão respeitado. A sonoridade do cara é incomparável e esse é um grande concerto para terminar a semana.

Robin Trower - Live Too Rolling Stoned
Ao vivo no Rockpalast Crossroads Festival em 09/03/2005



...e longa vida para o nosso Rock Honesto!!!

Sérgio Avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!