11 de julho de 2009

O Lobo homenageia Richie Sambora, pela sua técnica esmerada

Richie Sambora at the 2009 Tribeca Film Festival, photo by David ShankboneO Blog do Lobo hoje exalta o talento de Richard Steven 'Richie' Sambora, conhecido por ser o guitarrista da banda Bon Jovi desde 1983, com quem tive a satisfação de conhecer pessoalmente e trabalhar em 1990, quando a banda veio ao Brasil participar da segunda edição do Festival Hollywood Rock.

Natural de Perth Amboy, New Jersey, nasceu em 11 de Julho de 1959 e suas principais influências são Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Stevie Ray Vaughan, Johnny Winter, Jimmy Page e Joe Perry, sem contar The Beatles.

Richie cursou faculdade de psicologia por dois anos, época em que participava de disputas de bandas de garagem na universidade, e alternava os estudos com apresentações em clubes locais. Antes de estourar no Bon Jovi, participiu de uma audição para tocar no Kiss, mas, mas por terem estilos muito diferentes, não entrou na banda . Toca desde os 15 anos, e participou de muitas bandas ao longo da carreira: Rebel, The Mercy, Duque Willians & Extremes, The Massage, Richie Sambora & Friends, The Next e Bon Jovi (na qual permanece até hoje, desde 1983), totalizando mais de 30 anos de experiência.

Multi-instrumentista, Richie toca guitarra, violão, bandolim, baixo, bateria, saxofone, trompete, piano e acordeom e possui uma grande coleção de guitarras, tendo pelo menos 100 exemplares de guitarras elétricas , duplas e triplas. Um dos talentos significativos de Richie como guitarrista é conseguir reproduzir solos exatamente iguais aos feitos nos discos. Como os outros membros da banda, possui vários apelidos: The King of Swing, Mr. Bluesman, Mr. Sambo entre outros. e além dos diversos CD's gravados com a banda Bon Jovi, têm 2 sálbuns solo: Stranger In This Town, de 91 e Undiscovered Soul, de 98.

Os solos de Richie ganham grande destaque por apresentarem enorme "feeling" em suas músicas, o que o caracteriza como um guitarrista mundialmente respeitado.

Até 2004, a Fender fabricou um modelo Stratocaster chamado "Richie Sambora". Em 2005, ele assinou contrato com a Gibson, que criou 2 protótipos, mas quem desenvolveu a peça foi a Kramer. Atualmente, desde 2006 Sambora é endorsee da ESP.

Fontes: Wikipedia - Gibson - Kramer - Fender - ESP - Richie Sambora - Bon Jovi

Richie Sambora toca 'Stranger In This Town' com o Bon Jovi





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!