26 de janeiro de 2009

RockPuro está de volta, com programação super especial para a semana

brp 83 - janeiro 2009 - ano2

A RockPuro.net está preparando novidades para breve. Teremos novos programas com propostas inusitadas, novos colunistas com textos interessantes para enriquecer nossa cultura roqueira, enfim, seguimos rumo ao 3°ano de operação ininterrupta para alegria de todos nós.

Quando consideramos a quantidade de bandas e trabalhos maravilhosos que passam por aqui, podemos ter certeza da grandeza desse universo produtivo entre os anos 60 e 80. Música era coisa de profissional, de entendido no assunto, com proposta séria, tão séria que muitas bandas excelentes morreram pelo caminho, por serem fiéis às suas propostas e não se enquadrarem no caminho comercial proposto pelas gravadoras. Por isso estamos sempre trazendo para você o Rock Mais Honesto da Web! Essa é a nossa proposta desde o início.

Outro dia estava conversando com um maestro meu amigo sobre essa sonoridade legal que rola aqui na rádio. Estávamos conversando sobre a qualidade dos arranjos e a harmonia que esses músicos conheciam. Eles não eram apenas uns cabeludos doidões. Eles conheciam o assunto a fundo, tinham muita noção de harmonia e tempo. Todos ficamos muito admirados com o Jon Lord nos teclados, com a guitarra do Robin Trower, com as trabalhos do Gentle Giant e por aí vai. O mais bacana é que nós, o público da época, também acabávamos manjando um pouco. A gente sabia a escalação da banda, reconhecia guitarrista pela timbragem...Hoje em dia músico não sabe o que toca e ouvinte não sabe o que é música.

Chicago Transit AuthorityPensando nisso, iremos começar os nossos dias com manhãs com muito alto astral, nossos pés irão ritmar embaixo das mesas e todos ficaremos felizes. Teremos 3 Bandas, com "B" maiúsculo e com arranjos de grande respeito, garantindo uma sonoridade riquíssima. Essas bandas tinham arranjo, harmonia e..."cozinha de metais". Bárbaro, hein? Muita gente afinada tocando ao mesmo tempo. Vamos ouvir Chicago Transit Authority; Blood, Sweat and Tears e The Band.

Quatro programas da série Reserva Especial, produzidos pelo Eduardo Marins irão nos levar ao lado "b" de nomes importantes: Janis Joplin, Spirit, Iron Butterfly e J.D. Blackfoot.

Uma dobradinha para a gente conferir um dos maiores ícones da época: Captain Beyond. Eu gosto tanto, que passei a vida com 3 lps, que conservei com amor. Se estragasse, eu ainda tinha mais 2 guardados, tanto que esse trabalho marcou meu passado. Essa dobradinha vai dar a chance de ouvirmos o segundo disco, muito bom mas, sabe, era o segundo. Se não existisse o primeirão, todos gostariam desse aí.

Uma edição de Selos & Catálogos vai apresentar material do selo alemão Kuckuck Records, sinônimo de KrautRock de qualidade.

Como o tema da semana é qualidade, teremos grandes shows, porque quem sabe, faz ao vivo e mostra pra todo o mundo. Veja só o que vai balançar seus tímpanos: da BBC 1 teremos uma série de sets acústicos do Jethro Tull gravados ao vivo e a reprise muito solicitada do Groundhogs. Ao vivo também, The Band em um de seus melhores momentos num concerto impecável. Falando em impecável, pecadores geniais fechando a semana com acordes de ouro para balançar os maus espíritos. Nossa querida banda: Black Sabbath ao vivo em Asbury, Jersey!!.

Como sempre, Jornadas do Dinossauro que faz um painel do melhor rock progressivo, traz um pouco de folk music nos trabalhos de Traffic e Pentangle, para seguir a viagem psicodélica com o sério trabalho do Love e Junipher Greene. E ainda mais: Iskander, Khan, Le Orme, Genesis, Triumvirat, Alphataurus e Curved Air.

Você já sabe, um monte de programas não agendados entram durante a programação sem aviso prévio, enriquecendo o seu fundo musical com o padrão qualidade que só RockPuro consegue oferecer.

ORKUT avisa: A comunidade RockPuro sempre está aberta aos amigos que quiserem se cadastrar. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41466051
Todos são bem vindos, mas lembramos que RockPuro não se responsabiliza pela comunidade, que não nos pertence.

Agenda da Semana:

3ª Feira, 27/1

11hs: Albuns Puros - Blood, Sweat and Tears - Blood, Sweat and Tears. Mas o som balançado dessa banda era tão legal, que dá até vontade de voltar no tempo. Arranjos precisos, sonoridade limpa, músicos de primeira e o voizeirão bacana de David Clayton Thomas nessa banda incrível, criada pelo lendário Al Kooper.

14hs: Albuns Puros - Captain Beyond!!! Alguém aí não conhece essa famosa formação: Rod Evans, Bob Caldwell, Rhino e Lee Dorman? Eles eram egressos do Iron Butterfly e do Deep Purple. Tá na hora de ouvir um dos trabalhos de rock mais completos de todos os tempos, com muito tempero de space rock, fusion, heavy, prog e sabe-se lá mais o quê. Uma grande viagem num trabalho impecável.

17hs: Reserva Especial - Iron Butterfly. Psicodelia na veia, som pesado desde a origem, uma banda bem integrada que sempre estará no primeiro plano da história do rock, por causa da peça primordial que fez imenso sucesso e balançou os paradigmas musicais da época através de In-A-Gadda-da-Vida. Era a banda do Lee Dorman, que depois fundou o Captain Beyond.

22hs: Jornadas do Dinossauro. o "Melhor Rock Progressivo do Universo" em várias vertentes, inicia com folk music e se aventura pelo profundo progressivo alemão, com pitadas fusion psicodélico. Isso tudo através do som incrível de Traffic, Pentangle, Love, Khan, Junipher Greene, Genesis, Triumvirat, Iskander, Le Orme, Alphataurus e Curved Air.

4ª Feira, 28/1

11hs: Albuns Puros - Chicago - Chicago Transit Authority. Album clássico é assim mesmo, não envelhece. Esse discão do Chicago é contemporâneo até nos dias de hoje. O guitarrista Terry Kath levava o som da banda numa pegada jazzística muito legal e uma cozinha de metais precisos garantia o balanço. Um grande clássico.

14hs: Albuns Puros - Captain Beyond - Sufficiently Breathless. Não tão espetacular e impactante como o primeiro, esse disco foi ignorado por muita gente, sendo até odiado pelos fãs do primeiro. Mas vamos ser honestos, não é um trabalho ruim, tem bons momentos e merece ser conferido. Tem a mesma formação do primeiro, sessões legais e riffs de qualidade.

J. D. Blackfoot-the ultimate prophecy18hs: Reserva Especial - JD Blackfoot. ...Alô Cleveland!! Mais um excelente filho da terra vem ao nosso mundo com uma sonzeira de primeira. Com qualidade e personalidade numa mistura de country e heavy psicodelico, é uma salada que agrada muita gente. Nos anos setenta lançaram tres bons álbuns, o primeiro 'The Ultimate Prophecy' em 73, o segundo 'Song of Crazy Horse' em 74 e o terceiro saiu em 75 intitulado 'Southbound and Gone'. Produzido por Eduardo Marins.

21hs: Grandes Concertos - The Band, no antolológico trabalho ao vivo "Rock of the Ages", contou com a participação de Bob Dylan e um repertório memorável. Gravado em 72, apresenta os melhores trabalhos dessa banda impecável inicialmente formada por canadenses e liderada pelo guitarrista de rythm'n'blues Robbie Robertson.

5ª Feira, 29/1

The Band Classic Album11hs: Albuns Puros - The Band - The Band. Inicialmente pegando embalo como banda de apoio do Bob Dylan, logo se firmaram no cenário musical dos anos 60 pela qualidade de seu trabalho. Esse é o primeiro álbum da banda e traz canções antológicas que viraram hits ao longo de décadas.

13hs: Reserva Especial - Spirit. Uma sonoridade repleta de influências jazzísticas somada ao folk rock. Essa era a proposta do guitarrista Randy California e sua banda, que produziram o bom som da costa oeste do Estados Unidos, rico em toda sua sonoridade psicodélica. Produzido por Eduardo Marins.

17hs: Selos & Catálogos - Kuckuck. Famoso selo alemão que trouxe trabalhos de bandas que cunharam a expressão KrautRock. Vamos conferir muito lado B, com um som de alta qualidade: Armaggedon, Murphy Blend, Out of Focus, Ihre Kinder e Hanuman. Produzido por Eduardo Marins.

21hs: Grandes Concertos BBC1- Jethro Tull - sessões acústicas. A banda do Ian Anderson na sua melhor forma, em performances especiais, gravadoras ao vivo para a BBC. Sets apresentados por John Peel.

6ª Feira, 30/1

11hs: Jornadas do Dinossauro. O pessoal escreveu pedindo a volta para esse horário, que reprisa sempre o programa apresentado na terça feira. Então estamos combinados e a série volta aos horários normais com o "Melhor Rock Progressivo do Universo".

The Groundhogs15hs: Grandes Concertos - BBC1 - Groundhogs. Mais uma reprise bastante solicitada, a dessa banda britânica de hardblues rasgado e cheio de solos de guitarra num concerto alucinado gravado no Paris Theater em 72, apresentado por John Peel. E é mesmo muito legal.

18hs: Reserva Especial - Janis Joplin. Essa é a voz que ninguém confunde. A carreira foi curta, mas o impacto não se discute. Quem não gosta e não suspira ouvindo Summertime? Grande especial para o encerramento da semana!!. Produzido por Eduardo Marins.

21hs: Grandes Concertos - Black Sabbath ao vivo em Asbury, Jersey!!! Vai perder esse grande concerto gravado em 75, logo na tour de lançamento do Sabotage? Bootleg de primeira, com qualidade idem e o trabalho impecável da banda querida de todos nós, responsável por revolucionar o conceito de rock pesado antes de todo o mundo.

Boa semana, pessoal.

Sergio Avellar

2 comentários:

  1. Anônimo3:10 AM

    muito bom teu blog.. tive otima leitura aqui.

    ResponderExcluir
  2. Grande Racional007, obrigado pela boa avaliação do blog. Fui visitar o seu e gostei muito! Vou lincar aqui, valeu? Um forte abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!