24 de outubro de 2008

Tributo a Sonny Terry e Sua Harmônica




Saunders Terrell, mais conhecido como Sonny Terry (24/10/1911 - 11/3/1986) desenvolveu um estilo próprio para tocar sua harmônica, com gritos e suspiros. Ficou cego aos 16 anos, o que impediu de trabalhar na fazenda de seu pai. Para sobreviver virou músico e começou a tocar no trio do guitarrista Blind Boy Fuller. Em 1941, após a morte do guitarrista, ele estabeleceu um longo relacionamento musical com Brownie McGhee e a dupla gravou inúmeras músicas. O duo tornou-se ainda mais conhecido ao participar do movimento folk que ganhou força nos anos 50 e 60, quando tocou com Woody Guthrie e Moses Asch, produzindo gravações clássicas para a Folkways Records (hoje Smithsonian/Folkways).

Em 1938 Terry foi convidado a se apresentar no Carnegie Hall e no mesmo ano, gravou para a Biblioteca do Congresso Norte-americano. Em 1940 Terry gravou suas primeiras faixas comerciais. Alguns dos seus trabalhos mais notáveis incluem "Old Jabo", que fala sobre um homem mordido por uma cobra e "Lost John", onde demonstra seu incrível controle da respiração.

Sonny TerryA despeito da fama conquistada como um artista folk "puro", nos anos 40 Terry e McGhee lideraram uma banda de "jump blues" que incluia sax e piano e era chamada tanto de "Brownie McGhee and his Jook House Rockers" como "Sonny Terry and his Buckshot Five". Em 1947 participou do elenco original da comédia musical "Finian's Rainbow".

A canção "Fox Chase", de Terry foi usada por Len Lye no seu curta metragem "Color Cry", de 1952. "Old Lost John", também de sua autoria, foi usada pelo diretor de cinema Werner Herzog no encerramento do seu filme "Stroszek", de 1977. Ele também aparece no filme Colour Purple e, mais recentemente sua música "Whoopin' The Blues" foi usada em um comercial da EON Wind Farm.

2 comentários:

  1. jenninho, o folk americano, ingrata e infelizmente, confundido, misturado ... tem, no sonny terry, uma das mais fiéis traduções ...
    ponto, parágrafo, vc assistiu this land is your land, do final da década de 70, com david carradine, o kung fu??? puta filme honesto que devia ser mais passado na tv, no lugar de muita porcaria, que eu nem sei quais são, pois, não vejo tv aberta, mas imagino que existam.
    a folk music purinha é de difícil aceitação.
    ouço muito woody guthrie e já teve gente, aqui em casa, fazendo bico ... vou lá e tiro, claro!!! pois, sou educada e, mais 2 minutos de bico seriam suficientes pra eu abrir a porta da rua que é a serventia da casa ... rsrsrrs ...

    adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Requeri, concordo integralmente com a sua opinião sobre o "This Land" (na verdade é o título de uma música do Guthrie. O nome do filme é Bound For Glory). Realmente, a música folk é um pouco discriminada mas só por quem não entende nada, não é? Beijo e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!