Após muitas especulações sobre o futuro da Last.fm, a rádio começou a oferecer nesta quarta-feira, dia 23, canções inteiras para serem ouvidas gratuitamente. Em seu blog, a rádio publicou um comunicado, explicando as novidades: cada usuário poderá ouvir uma mesma música, na íntegra, por três vezes até que seja notificado sobre fazer uma assinatura. O site fechou acordos com as quatro maiores gravadoras - EMI, Sony BMG, Universal e Warner - e também com muitos outros selos e artistas independentes para se tornar o possuidor do maior catálogo legal de música online, em streaming, gratuito. Mais que isso, o ouvinte agora poderá escolher o que quer ouvir e quantas vezes quer ouvir. A Last.fm explica ainda que pagará aos artistas independentes diretamente. Para artistas ligados a gravadoras, os royalties são pagos a seus detentores. A cada vez que a canção for ouvida o artista recebe um valor, o que significa que o artista mais ouvido receberá mais que um artista com poucos ouvintes e não haverá um valor pré-fixado. Bandas novas poderão enviar suas músicas para a Last.fm e até faturar uns trocados - ou uma quantia considerável, se cair no gosto da audiência. A receita para pagar a todos os artistas virá principalmente da publicidade veiculada no site. As novidades por enquanto podem ser conferidas apenas por usuários residentes nos EUA, Reino Unido e Alemanha, mas a rádio já avisou que pretende abranger seu alcance para outros países. Comprada pela CBS no ano passado, a Last.fm conta com mais de 15 milhões de usuários cadastrados.
Notícia publicada no
Olá Helio, como está? Espero que muito bem! Vim aqui te pedir um favor...se você passar lá pelo Templates verá que estou com uma novidade: o Observatório. Gostaria que você se interasse do assunto e se possivel, participasse também, enviando seus links! Aguardo seu retorno. Abraços!
ResponderExcluirOlá Ariane, adorei o convite! Assim que regressar de viagem acesso o Templates e, certamente, vou me interessar em participar do projeto. Um forte abraço!
ResponderExcluir