22 de dezembro de 2011

Hoje o Blog do Lobo reverencia o guitarrista James Gurley


Hoje, dia 22/12 o Blog do Lobo reverencia a memória do guitarrista James Gurley, que jamais teve uma aula de guitarra e tocava de ouvido, mas deixou a sua marca na história do rock em solos de guitarra que entraram para a eternidade. O seu estilo próprio lhe garantiu o título de 'Pai da Guitarra Psicodélica'.

Nascido em Detroit, Michigan, em 22 de dezembro de 1939 James Gurley começou a tocar guitarra aos 19 anos enquanto escutava discos de Lightin' Hopkins. Às vezes se trancava no closet com um estetoscópio colado com fita adesiva na guitarra e lá ficava por horas, quando experimentava várias técnicas.

No início dos anos 60 ele se mudou para a efervescente São Francisco onde se tornou parte do circuito de cafés e bares, onde tocava folk e blues tradicional. Durante um tempo ele tocou com JP Pickens and the Progressive Bluegrass Boys.

Mas, no verão de 1965, Chet Helms apresentou James a Peter Albin e Sam Andrew e ele comprovou que era a peça que faltava ao embrionário Big Brother and the Holding Company, banda que acompanhou o início da carreira da fantástica Janis Joplin.

Figura carismática, James logo arrebanhou uma legião de devotos seguidores que o chamavam de 'St. James'. Muitos iam aos shows da banda apenas para curtir seu estilo de tocar guitarra: alto, distorcido e apaixonado.

Na qualidade de um 'misturador' de estilos, além do seu jeito próprio de tocar blues, country western e jazz James desenvolveu um dedilhado que pode ser notado nas faixas do disco Cheap Thrills. Junto com seu companheiro de armas Sam Andrew, produziram alguns dos melhores solos psicodélicos de guitarra da história. Segundo a revista Guitar Player, o trabalho de James Gurley e Sam Andrew em Summertime é um dos 10 melhores solos psicodélicos.

Paralelamente ao seu trabalho com a Big Brother, James esteve envolvido em vários projetos independentes. Gravou com o baterista 'new age' Muruga. Em maio de 1997 James parou de excursionar com a Big Brother para se dedicar a esses projetos. Um deles foi 'Pipes Dreams', lançado em janeiro de 2000.

Hoje, mais de 35 anos após ter apresentado o seu estilo pioneiro, James ainda é considerado uma maravilha e um mistério, dignos do 'Pai da Guitarra Psicodélica'.

Fonte: Biografia da Big Brother & the Holding Company, de Todd Bolton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!