11 de novembro de 2010

The Rolling Stones de A a Z, artigo de Michael Wright

The Rolling Stones de A a Z
de Michael Wright, diretor editorial do site Gibson.com
traduzido por Helio Jenné

Os Rolling Stones já duram mais que todos no mundo do rock and roll. Para celebrar seus quase 50 anos de rebolação, tropeços, rebelião e excitação, o jornalista Michael Wright fez uma lista alfabética com alguns marcos e eventos deliciosos.

A - Andrew Loog Oldham - Ex agente de imprensa dos Beatles que se tornou agente dos Stones em 1963 com a  provecta idade de 19 anos.

B - Bigger Bang, A - Álbum de 2005 cuja excursão de apoio foi a de maior faturamento de todos os tempos, arrecadou mais de U$ 558 milhões.

C - Crawdaddy Club, The - Espaço musical em Richmond, Surrey, na Inglaterra, onde os Stones tocaram a maior parte do ano de 1963 e onde foram descobertos pelo agente Andrew Loog Oldham.

D - December's Children (and Everybody's) - Quinto álbum americano dos Rolling Stones, cuja maior parte foi aproveitada das sessões de gravação do disco Out of Our Heads. Destaque para Get Off Of My Cloud, I'm Free, As Tears Go By e uma versão de Route 66, de Bobby Troup.

E - Exile on Main Street - álbum de 1972, gravado em yuma "villa" alugada no sul da França. Geralmente mencionado como o melhor da carreira dos Stones, Exile tem os clássicos "Tumbling Dice", "Happy", "All Down the Line" e "Shine a Light", entre outras.

F - Fiji - Local de férias onde Keith Richards caiu de uma árvore em 2006 e precisou fazer uma cirurgia de crânio na Nova Zelândia.

G - "Going to a Go-Go" - Faixa clássica do The Myracles que os Rolling Stones regravaram para a sua excursão de 1981 e foi publicado no álbum ao vivo "Still Life" (Concwerto Americano de 1981).

H - Hell's Angels - Gangue de motociclistas que forneceram serviço de segurança no show dos Rolling Stones no Pista de Altamont, Califórnia, no dia 6 de dezembro de 1969, onde um fã (Meredith Hunter) foi morto a poucos metros do palco.

I - Ian Stewart - Ex-pianista contratado da banda, a quem pediram para sair do palco e atuar como gerente de excursão por não possuir a aparência "certa". Foi mantido no piano pelos Stones até a sua morte em 1985.

J - Jones, Brian - Membro fundador dos Stones, multi-instrumentista que se afogou na piscina de sua mansão em East-Sussex que já havia sido de A.A. Milne, autora de Winnie the Pooh.

K - Keef, a.k.a. Keith Richards - Guitarrista/segundo cantor/pirata e lider espiritual dos Rolling Stones.

L - London School of Economics - Escola onde Mick Jagger estudou durante os primeiros anos com a banda.


M - Michael Philip “Mick” Jagger - O grande entertainer e frontman dos Rolling Stones. O maior de todos os tempos, segundo uma pesquisa recente feita pelo site da Gibson.

N – Nanker/Phelge - O apelido coletivo para Jagger/Richards/Jones/Wyman/Watts, usado para créditos do início da carreira. Phelge se refere a Jimmy Phelge, um amigo das antigas e Nanker, uma referência às caras engraçadas que os músicos gostavam de fazer.

O - Open Tunings (Afinação Aberta) - Estilo de afinação favorito usado por Keith Richards desde o final dos anos 60. Encontrado em músicas como “Honky Tonk Women,” “Brown Sugar” e “Start Me Up.”

P – Perks, William George - Nome de batismo de Bill Wyman, baixista dos Stones de 1962 a 1992. Ele adotou o nome de palco Wyman (originalmente Lee Wyman) por causa de um amigo dos dias de serviço nas Forças Aéreas Reais.

Q – Queen Elizabeth II - Monarca de Inglaterra que ganhou uma 'serenata' na Abadia de Westminster do Coral da Dartford Technical School, que incluía um jovem Keith Richards.

R - Ronnie Wood - Ex guitarrista dos Birds, Jeff Beck Group e Faces (foi baixista com o Beck) que substituiu o Mick Taylor no início de 1975.

S - Star Star - Música do álbum "Goats Head Soup". A faixa originalmente se chamava "Star f***r até que o dono do selo, Ahmet Ertegun, acabou com a brincadeira.

T - Taylor, Mick - Ex guitarrista dos Bluesbrakers (do John Mayall) contratado para substituir Brian Jones durante as sessões do álbum "Let it Bleed". Deixou a banda no final de 1974 para seguir carreira solo.

U - "Under My Thumb" - Faixa do álbum Aftermath, de 1966. A música foi  gravada pelo The Who como uma atitude de apoio a Jagger & Richards, que haviam sido presos por porte de drogas em 1967.

V - Voodoo Lounge - Álbum de 1994 dos Rolling Stones, o primeiro sem o baixista Bill Wyman, que foi substituido pelo músico de estúdio Darryl Jones, mesmo este não sendo membro oficial da banda.

W - Watts, Charlie - Um dos três membros originais da banda, Watts é um excelente baterista de jazz.

X - X-Rated - Embora não classificado oficialmente, o documentário não lançado do diretor Robert Frank, Cocksucker Blues, inclui tanto sexo, drogas e sacanagem que a banda decidiu não permitir o seu lançamento.

Y – “You Can’t Always Get What You Want” - Canção do álbum Let It Bleed, que permanece como uma das favoritas dos fãs por 4 décadas. O tal "Mr. Jimmy" mencionado na música se refere ao produtor Jimmy Miller, que também tocou bateria na música.

Z - Zephyr - Modelo do carro do Mick Jagger nos anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!