4 de julho de 2010

Salve Jeremy Spencer, um grande devoto do blues



No vídeo acima Jeremy Spencer toca o famoso blues 'It Hurts Me Too' de Tampa Red, no Bar do Callahan em Auburn Hills, Michigan, EUA, em março de 2009

Nascido em 4 de julho de 1948 em Hartlepool, County Durham, Jeremy Spencer cresceu no sul de Londres e estudou na Strand Shool. Fortemente influenciado pelo músico de blues Elmore James, ele entrou para o Fleetwood Mac em julho de 1967, onde ficou até fevereiro de 1971. Durante este período gravou dois discos inteiramente de blues com a banda: "Fleetwood Mac" e "Mr. Wonderful" (1968), "English Rose"  e "The Pious Bird of Good Omen" (ambos em 1969). No "Then Play On" apenas tocou piano na faixa "Oh Well" do álbum "Then Play On' (1969), Fleetwood Mac in Chicago/Blues Jam in Chicago vols. 1 e 2 (199) e Kiln House (1970). 

A fixação de Spencer em só tocar blues, criou alguma dificuldade para o grupo, Green e Fleetwood convidaram Danny Kirwan, o terceiro guitarrista após o lançamento do segundo album. Com Kirwan, Green e Fleetwood descobriram que podiam trabalhar muito bem e compuseram grandes músicas como "Albatross", "Man of the World" e "Oh Well", nenhuma com a colaboração de Spencer, que se sentiu isolado e limitou a sua participação no terceiro disco. A intenção era complementar o lançamento com um compacto-duplo com o trabalho de Spencer, mas não aconteceu.

No entanto, no palco, a guitarra de Spencer era parte importante da banda, apresentando um repertório de blues invocados, extremamente populares junto ao público. Ele também tinha um comportamento bastante irriquieto e gostava de imitar Elvis, Buddy Holly, John Mayall e tantos outros. Esse estilo bagunceiro causou alguns constarngimentos para a banda que chegou a ser banida do Marquee Club certa vez. Paradoxalmente, em sua vida privada, Spencer era calmo e religioso. Spencer foi o primeiro membro do Fleetwood Mac a gravar um trabalho solo epônimo, em 1970, que continha muitas paródias e canções engraçadas que jamais fizeram sucesso.

Durante uma excursão aos Estados Unidos em fevereiro de 1971 com a nova tecladista Christine McVie, Spencer se desiludiu com a vida na banda e mencionou este fato em diversas entrevistas. Aparentemente Spencer não se recuperou de uma experiencia desastrosa com mescalina e pouco tempo depois enfrentou um terremoto.

Spencer estava muito abalado e, no dia de uma apresentação em Los Angeles, desapareceu . Foi encontrado dias depois como membro de um grupo religioso e, apesar dos apelos do empresário da banda, Spencer não voltou atrás. Para salvar a excursão chamaram de volta emergencialmente Peter Green e, depois, recrutaram Bob Welch. 

Jeremy Spencer gravou cinco albuns solo: Jeremy Spencer (1970), Jeremy Spencer and the Children (1972), Flee (1979), In Concert – India 1998 (1999) e Precious Little (2006).

Mais informações:
Jeremy Spencer's Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!