10 de julho de 2010

O Blog do Lobo parabeniza Bella Fleck, o genio do banjo

Considerado como o maior banjista do mundo, Bélla Fleck nasceu na cidade de Nova Iorque e pegou no banjo pela primeira vez aos 15 anos, após escutar o bluegrass de Flatt & Scruggs.

Ainda na escola secundária começou a tocar bebop jazz no seu banjo, tendo como mentor o "renegado' do banjo Tony Trischka.

Em 1980 lançou seu primeiro álbum solo 'Crossing the Tracks', com material que ia do bluegrass tradicional a 'Spain', de Chick Corea (veja o vídeo).

Spain


Em 1982 Fleck reuniu-se com a banda de bluegrass progressivo, a New Grass Revival, onde fez o seu nome participando de várias formações e se destacando como um virtuoso no instrumento.

Em 1988 ele formou a Fleckstones, que ultrapassa qualquer classificação, formada por músicos igualmente talentosos: Victor Wooten no baixo, juntamente com o tecladista e gaitista Howard Levy e o irmão de Victor, Roy 'Future Man' Wooten, na percussão sintetizada. Levy saiu da banda em 1992. O trio continuou até a entrada do saxofonista Jeff Collin em 97. 

The Sinister Minister
Com os Flecktones, Bélla Fleck ganhou vários Grammys. Para conhecer os outros projetos deste genio do banjo, acesse o seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!