17 de maio de 2009

Hoje e dia de render homenagem ao grande Andy Latimer e ao Camel

Snow Goose Excerpts
(Live at The Old Grey Whistle Test, in 1975
)



Image ©1997, matthew mcglynn. Taken at New George's, San Rafael, CA, 1992Hoje é dia de render homenagem e comemorar (muito) o aniversário do grande guitarrista, flautista, tecladista e compositor Andrew (Andy) Latimer, único remanescente da formação original da excelente banda inglesa de rock progressivo Camel. Com um estilo melódico, elegante e emocional Andy é considerado um compositor magnífico.

Isto pode ser confirmado no vídeo que escolhi, gravado ao vivo em 1975 no palco do The Old Grey Whistle Test (famoso programa de música ao vivo, produzido de 1971 a 1985 pela BBC2, na Inglaterra) com excertos do belíssimo álbum "(Music Inspired by) The Snow Goose", lançado em abril de 1975 e que se tornou um clássico do rock progressivo.

(Music Inspired by) The Snow Goose, do CamelGeralmente Andy toca com uma Gibson Les Paul, mas ocasionalmente pode usar suas Fender Stratocasters. Seus amplificadores variam entre Fender, Vox e Marshall.

No entanto, em maio de 2007, a sua mulher Susan Hoover anunciou no site da Camel Production que Andy sofria de uma doença no sangue desde 1992: polycythaemia vera, que evoluiu para uma mielofibrose. Latimer respondeu bem ao tratamento mas sofria de fadiga severa, um dos motivos que levou o Camel a parar de excursionar. Em 2007 se submeteu a um transplante de medula óssea e sua recuperação tem sido monitorada. Em setembro de 2008 Andy voltou para casa e as informações indicam que ele tem recuperado suas forças e até considera a possibilidade de fazer uma pequena excursão no futuro.

Estamos na torcida por uma recuperação plena deste grande artista! Parabéns, felicidades e muita saúde, Andy!

5 comentários:

  1. Rodrigo de Marqui3:13 AM

    PQP!!!!

    Conheci o Camel há 3, 4 dias! Latimer é DEUS! Aliás, tava ouvindo (e vendo) exatamente esse video no You Tube! Achava que só eu conhecia esse video (aqui no Brasil..rs). Além dele, sugiro um outro video com essa pérola: http://www.youtube.com/watch?v=lLarYtjkPRA

    Bom, para mim, o Camel é mais uma das bandas "injustiçadas". Muita gente fala que os caras são cópias das "grandes". Na verdade, sempre acontece essa coisa de falar que toda banda relativamente desconhecida pelo grande público, é cópia de uma mais famosa, etc. Pena que a polêmica do cigarro atrapalhou a banda. Aliás, os caras do Camel na época estavam fazendo uma crítica violente ao cigarro com aquela capa do Mirage. Posso estar enganado, mas é o que me parece!

    Valeu por lembrar deste fantástico guitarrista que é o Latimer! Ele, para mim, passa a ser um dos grandes guitarristas de todos os tempos. Está no mesmo patamar do Gilmour!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, obrigado pelo link. Ice é lindona. Que bom que você conheceu o Camel! A banda tem uma obra incrível e Latimer é sensacional. Concordo com a sua opinião sobre a banda ser injustiçada. Volte sempre! Abração.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:28 AM

    adorei a sua lembrança ... beijo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:55 PM

    Andy Latimer é simplesmente o meu músico preferido.
    Os mais lindos solos e som de guitarra de todos os tempos, sairam de suas mãos.
    Deus lhe muitos mais anos de vida e forças para voltar aos palcos para concertos e muitos mais albuns.

    Fernando fmtf

    ResponderExcluir
  5. amilcar rbouças9:29 PM

    O Camel está no mesmo patamar do Gentle Giant, do Genesis (até o Thee Lamb), do Jethro Tull, do Yes, do PFM e do Focus...
    Tive o privilegio de ver a banda ao vivo em Cataguases, MG, no Cine Teatro Edgard, onde ele apresentou o Rajaz e todas as maravilhas dos anteriores como o Madness, o Nude, o Stationare, etc...
    Fiquei na fila do gargarejo e até hoje não vi nada igual, o cara é simplesmente simples e divino, parece que seus dedos fazem parte do instrumento e o som é identico aos discos de estudio.!!!!!

    abraço
    amilcar
    bicas - mg

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!