9 de fevereiro de 2009

RockPuro faz uma semana dedicada aos grandes baixistas do rock

Logo Rock Purobrp 85 - fevereiro 2009 - ano2

RockPuro.net enfrentou uma semana complicada, com falhas e muita instabilidade em nosso site. Nosso host trocou os servidores e nesse processo nós acabamos sendo afetados mas, como vocês são compreensivos, nós iremos compensar com uma programação muito legal e recheada de sons deliciosos.

Teremos muita baixaria, afinal todos os que me conhecem sabem da minha predileção por esse instrumento tão importante, o fiel da balança em muitas bandas, e que no rock progressivo conseguiu destaque e lugar privilegiado, sempre generoso com o espaço para os baixistas apresentarem lindas frases, marcações precisas e muita inspiração.

Para explicar bem o trabalho desses baixistas, Rockpuro convidou o também baixista e blogueiro Ricardo Lucon para enriquecer nosso site com uma coluna dedicada aos baixos e baixistas com bios e fotos. Não deixem de conferir na sessão colunistas.

Essa é a primeira de muitas novidades que acontecerão nos próximos meses, juntamente com novos programas e novos temas que estamos desenvolvendo.

Claro que tudo isso merece uma programação dedicada e temperada com muito som de baixo. Logo antes do almoço, todos os dias, teremos 3 baixistas fantásticos: Lemmy com o Hawkwind, John Wetton no King Crimson e o James Dewar acompanhando o Robin Trower.

Durante as tardes ouviremos Flash, a banda do Peter Banks, que tinha um baixista nota dez: Ray Bennett e a gente vai poder conferir em 2 trabalhos dentro da série Albuns Puros.

O Eduardo Marins preparou um programa Tendências enfocando grandes baixistas. Também preparou especiais de Mutantes, Uriah Heep e Frank Zappa. Tudo no melhor Lado B.

A turma da noite vai se divertir com mais concertos da BBC 1, e dessa vez iremos de progressivos legais: Focus e Gentle Giant. A semana vai fechar com um super show do Eloy.

Jornadas do Dinossauro vem numa edição extra e inédita, com tema bacana: baixistas, claro. Vamos ouvir as notas gordinhas dos baixos de Fred Callan, Doug Fergunson, Aldo Tagliapetra, Alberto Ravasini, Michael Rutherford, Chris Squire e muitos outros.

Aviso:
A novidade do mês fica por conta das madrugadas, que passam a apresentar nossos programas especiais regularmente e assim atender os ouvintes que estão ativos no horário.

ORKUT avisa!!
A comunidade RockPuro sempre está aberta aos amigos que quiserem se cadastrar.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41466051
Todos são bem vindos, mas lembramos que RockPuro não se responsabiliza pela comunidade, que não nos pertence.

Programação da Semana

3ª Feira, 10 de fevereiro

11hs: Albuns Puros - Hawkwind - Hall of the Mountain Grill. 2 caras alucinados, Dave Brock, o baixista Lemmy (Motorhead) e uma banda que andou bebendo muita ficção científica ao som de muita psicodelia. O resultado de tanto LSD gerou esse trabalho muito interessante, viajante e profundo, produzido em 74, já antecipava muitas influências de space rock. Um disco imperdível.

14hs: Tendências - Free Jazz, Fusion e delírios. Teremos Airto Moreira, Flora Purim, Eumir Deodato, Egberto Gismonti e outros amigos de Acid Jazz Brasileiro com muito som nervoso da melhor veia jazzística. Claro que esse pessoal se mandou pros States e só lá é que conseguiram o merecido reconhecimento. Sonzeira de muito respeito.

17hs: Albuns Puros - Flash - Flash. Que beleza! Peter Banks e Tony Kaye (Badger) tocando juntos um material de qualidade sem ser cópia barata de Yes? isso mesmo. Som de qualidade e repleto de tudo o que esperamos num bom prog: teclados sem exagero, citações temáticas, solos e longas faixas. Boa diversão!

22hs: Jornadas do Dinossauro - Edição Extra: Baixistas! Vamos ter o "Melhor Rock Progressivo do Universo" em trabalhos maravilhosos, com bandas importantes e baixistas muito inspirados. Ouviremos Crucis, Le Orme, Sandrose, Yes, SBB, Cathedral, Maxophone, Genesis, Camel e Manfred Mann Earth Band.

4ª Feira, 11 de fevereiro:

King Crimson - Red11hs: Albuns Puros - King Crimson - Red. Esse foi último trabalho do Robert Fripp antes de sair da banda. Depois ele voltou com o baterista Bill Brufford, também presente nesse trabalho, que ainda contou com o baixista John Wetton. Esse disco foi uma espécia de divisor de águas e de sonoridades para a banda, que continuou impecável na formação seguinte, com a troca pelo baixista Tony Levin.

13hs: Reserva Especial - Mutantes! Finalmente o aguardado especial com os trabalhos mais bacanas da mais psicodélica das bandas nacionais. Produzido por Eduardo Marins.

16hs: Albuns Puros - Flash - In The Can. Segundo disco da banda, já sem o Tony Kaye, que deixara o grupo para montar o Badger. Um pouco menos dinâmico que o primeiro, é um trabalho ainda bem orientado, com boas faixas e bastante sensibilidade nas citações.

21hs: Grandes Concertos BBC 1 - Focus - live in concert. A banda do This van Leer e do Jan Akkerman em gravação ao vivo dentro da série de conceros da BBC 1. Imperdível para os fãs, essa gravação é de 71 num concerto apresentado por John Peel.

5ª Feira, 12 de fevereiro:

Robin Trower - Bridge of Sights11hs: Albuns Puros - Robin Trower - Bridge of Sights. Um trabalho imperdível em qualquer discoteca de respeito. Hard blues de alto nível nesse disco de 74. Tem o vocal inconfundível de James Dewar, um baixista impecável, parceiro de Trower nos seus melhores trabalhos.

14hs: Reserva Especial - Uriah Heep. Super especial com o lado B dessa banda genial, adorada por muitos e que sempre merece espaço com boas recordações de um tempo que ficou lá atrás. Produzido por Eduardo Marins.

17hs: Tendências - Baixistas Geniais. Imperdível, um super especial com os trabalhos de Roger Waters, Paul McCartney, Geezer Buttler, Chris Squire, Paul Newton, Demis Roussos e o Tony Reeves entre outros. Produzido por Eduardo Marins.

22hs: Grandes Concertos BBC1- Gentle Giant. Grande sonzeira com uma das mais importantes bandas do rock progressivo mundial. Inovadores em tudo, da sonoridade aos arranjos, uma banda sem igual e amada por todos. Vamos conferir esse grande momento.

6ª Feira, 13 de fevereiro:

11hs: Jornadas do Dinossauro - Edição Extra: Baixistas! Vamos ter o "Melhor Rock Progressivo do Universo" em trabalhos incríveis, com bandas importantes e baixistas muito inspirados. Ouviremos SBB, Crucis, Le Orme, Sandrose, Yes, Cathedral, Maxophone, Genesis, Camel e a genial Manfred Mann's Earth Band.

15hs: Selos & Catálogos - Sunbeam. Esse foi um selo alternativo, fora do mainstream e com trabalhos muito sérios. Dentro do contexto da época não eram bandas populares, mas a sonzeira que produziam é de uma qualidade inquestionável: Czar, Blossom Toes, Open Mind, Mighty Baby, Rain e algumas outras que merecem ser ouvidas com atenção. Produzido por Eduardo Marins.

Frank Zappa18hs: Reserva Especial - Frank Zappa. Muitos delírios desse incrível guitarrista americano, excelente compositor e grande crítico social. Sua banda e suas experiências musicais de muita vanguarda nesse especial. Produzido por Eduardo Marins.

23hs: Grandes Concertos - Eloy. Gravado ao vivo em 78, a banda do Frank Bonneman dá uma boa mostra de como as cabeças germanicas viajavam pelo som progressivo, afinal Eloy é uma das mais representativas e perenes bandas progressivas alemãs, com todos os exagêros permitidos e seu sotaque impagável.

3 comentários:

  1. cara, sensacional seu post e seu blog cultura rockeira pura, nós que somos da maldita , a velha maldita e lá trabalhamos, achamos muito legal essas estórias... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito maneiro saber que você trabalhou na Maldita. A Flu FM foi uma das poucas rádios que abriram as portas para o Acidente em 82, mesmo que por pouco tempo... logo depois vieram as gravadoras com seus "produtos" e a porta virou fresta e... fim! Seu blog é maneiro! Obrigado pela força e volte sempre!
    Um forte abraço e rock and roll!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:49 PM

    belo post parceiro. pra mim na sua citação o Frank Zappa é o melhor guita..rsrsrsrrs. e desta semana não passa eu vou postar a disco do acidente.

    ha parceiro atualiza meu banner

    ResponderExcluir

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!