8 de setembro de 2009

RockPuro faz programação especial na Semana da Pátria

brp 115 - setembro 2009 - ano3

RockPuro.net vai muito além do convencional e em nome da pátria iremos desfilar uma lista maravilhosa de convidados, e nossa parada cobre o melhor som produzido numa época em que banda era um grupo de amigos fazendo o melhor rock possível. Época da ditadura, muita censura e arroubos de imbecilidade.

Nada digital entre nossos neurônios famintos e a inspiração dos cabeludos do lado de lá. Equipamentos básicos, instrumentistas de verdade e muita inspiração criando uma nova linguagem que revolucionou a maneira como as pessoas se relacionavam com "música". Porisso nosso som é o "Rock Mais Honesto da Web"

Nós somos felizes, porque iremos conferir isso tudo e muito mais através dos programas muito especiais que escalei para essa semana.

Para os tupiniquins alegres e sorridentes, preparei uma mini retrospectiva da série Som Brasilis e alguns grandes nomes da história do nosso rock, com Bixo da Seda, Secos & Molhados e Terreno Baldio nos finais de manhã. Para as noites separei Banda Veludo ao vivo e Casa das Máquinas.

O Eduardo Marins teve um surto nacionalista, revirou sua imensa discoteca, desdobrou todos os arquivos, enfrentou tempestades de vinil e conseguiu garimpar um bom rock brasileiro dum passado remoto e distante.

Está de volta a elogiada série Garimpo, o programa que vai muito além do lado "B", dessa vez em 4 edições, focadas na produção nacional, trazendo preciosidades como Sunday, Kompha, Pholhas, Incríveis, Vímana e tantos outros.

Preparou também outro programa Selos & Catálogos, apresentando o britânico PYE Records, que representava Atomic Rooster, Icarus, Kinks, Status Quo, Donovan, Jonesy e Flying Machine.

Para ficarmos espantados com a precisão dos dedos do cara, teremos o Alvin Lee em Grandes Concertos com o Ten Years After arrebentado guitarras com os altos acordes do melhor eletric blues, ao vivo no Fillmore, a casa do Bill Graham.

Mais um edição legal de Jornadas do Dinossauro com toda a profundidade de excelentes músicos europeus fazendo o "Melhor Rock Progressivo do Universo". Teremos os trabalhos inspirados de Apokalypsis, Pell Mell, Quella Vecchia Locanda, Strawbs, Banco del Mutuo Soccorso, Focus, Camel e Fruup.

Atenção:
Nossa grade é flutuante, com um monte de especiais não programados entrando a qualquer momento durante a nossa programação. Fique informado pelo Twitter.

RockPuro avisa:
Nós temos um canal direto com os ouvintes. Para dúvidas basta acessar o link "Contato" direto no site, todos os mails são respondidos na hora.

As playlists dos programas estão nas páginas dos mesmos, que você acessa em "Programação".

Twitter avisa: RockPuro está no Twitter e agora todos podem seguir a nossa programação e os eventos não agendados.

ORKUT avisa: A comunidade RockPuro sempre está aberta e convida os amigos que quiserem se cadastrar:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41466051

Todos são bem vindos, mas lembramos que RockPuro não se responsabiliza pela comunidade, que não nos pertence.

Agenda especial para a semana da pátria:

3ª Feira, 8 de setembro:

11hs: Som Brasilis - Terreno Baldio - Terreno Baldio. Visivelmente inspirada pelo Gentle Giant, a banda gravou esse album em meados dos anos 70. Anos depois o vinil se tornou ítem de disputa entre colecionadores atingindo bons valores no mercado internacional e ganhando algumas edições pirateadas aqui no Brasil e no exterior.

13hs: Nós e os Beatles - Yellow Submarine. Tido como o trabalho mais fraco da banda, foi o único disco que não alcançou o 1° lugar nas paradas. Esse disco não é considerado pelo quarteto como um disco de estúdio, já que apenas 6 músicas do lado A são do grupo e apenas 4 delas são inéditas e ainda assim foram gravadas entre 1967 e 1968.

15hs: Garimpo Brasil 01. Série onde o Eduardo Marins revela o que estava oculto além do lado B. Grandes preciosidades serão reveladas ao longo dessa série, que dessa vez destaca a produção nacional. Nessa edição: Casa das Máquinas, Pholhas, Azimuth, Pepeu Gomes, Saecula Saeculorum e Paulo, Claudio & Maurício. Produzido por Eduardo Marins.

19hs: A Grande Viagem - Finlândia. É desse país frio e tão distante que vem essas bandas legais, que o Eduardo Marins pesquisou e desencavou para nós. Claro que existe uma característica típica de bandas de países frios, o som bem elaborado, criado por artistas de muita personalidade, como o Jukka Tolonen, o maior guitar hero local. E ainda teremos Tasavallan Presidentti, Haikara, Wingwam, Tabula Rasa, Finnforest e Mescalero. Grande viagem! Produzido por Eduardo Marins.

22hs: Jornadas do Dinossauro. O "Melhor Rock Progressivo do Universo" numa viagem de grandes descobertas. Nessa edição: Apokalypsis, Pell Mell, Quella Vecchia Locanda, Strawbs, Banco del Mutuo Soccorso, Focus, Camel e Fruup.

4ª Feira, 9 de setembro:

11hs: Som Brasilis - Bixo da Seda 76. Fantástico o som desses caras. A banda nasceu gaúcha ainda nos anos 60, mas se firmou quando se estabeleceu no Rio de Janeiro à partir de 1970. Foi uma banda muito importante e é referência de "rock progressivo gaúcho" até os dias de hoje. Na paralela, foram banda de apoio de "As Frenéticas". Pois é...

14hs: Selos & Catálogos - PYE Records. Quase ninguém sabe disso, mas esse prestigiado selos britânico começou como loja de televisores e aparelhos de rádio até o início dos anos 50, quando comprou a Nixa Records, que era do pai da cantora Petula Clark. Nos anos 60 se especializou em pop, folk, blues e psicodélicos. Esse catálogo foi importante lançando artistas como: Atomic Rooster, Icarus, Kinks, Status Quo, Donovan, Jonesy e Flying Machine. Produzido por Eduardo Marins.

17hs: Garimpo Brasil 02. Nessa edição: Os Incríveis, Vímana, Sunday, Kompha, Light Reflections e Lee Jackson. Produzido por Eduardo Marins.

22hs: Som Brasilis - Veludo ao Vivo! Mais uma boa oportunidade para se ouvir a banda do tecladista Elias Mizrahi, que tinha ainda o grande guitarrista Paulo de Castro, o ex-Bolha, Gustavo Schoeter (A Cor do Som) e no baixo Pedro Jaguaribe. Na primeira formação se chamava Veludo Eletrico, e chegou a ter entre seus integrantes Lulu Santos e Fernando Gama (Vímana), Rui Motta, Tulio Mourão e Luciano Alvez (que passaram pelos Mutantes liderado por Serginho Dias).

5ª Feira, 10 de setembro:

11hs: Som Brasilis - Secos e Molhados - Secos & Molhados. Diversão garantida nas canções inspiradas do primeiro disco desse quarteto carioca que entrou no mercado com uma sonoridade inovadora, para a época e revelou grandes talentos como o Ney Matogrosso.

15hs: Garimpo Brasil 03. Nessa edição: Guilherme Lamounier, Arnaldo Batista, Marcos Valle, Assim Assado, Mutantes, Joelho de Porco, O Terço e Casa das Máquinas. Produzido por Eduardo Marins.

18hs: Grandes Concertos - Atomic Rooster. Gravação ao vivo, direto dos estúdios da BBC 1. Apenas meia dúzia de trabalhos muitos bacanas da banda do tecladista Vinnie Crane, que arrepiava seu Hammond acompanhado de músicos excelentes que produziam um som forte e denso.

21hs: Som Brasilis - Casa das Máquinas - Lar de Maravilhas. Produção de 1975 desse que é o melhor trabalho da banda, que teve carreira encerrada após atravessar um período turbulento, muitas drogas e que incluiu até o assassinato de um cinegrafista da TV Record, após uma briga com membros da banda. Progressivo brasileiro da melhor veia que vale a pena ser conferido.

6ª Feira, 11 de setembro:

11hs: Jornadas do Dinossauro. O "Melhor Rock Progressivo do Universo" numa viagem de grandes descobertas. Nessa edição: Apokalypsis, Pell Mell, Quella Vecchia Locanda, Strawbs, Banco del Mutuo Soccorso, Focus, Camel e Fruup.

14hs: Reserva Especial - Mutantes! Edição especial com os trabalhos mais bacanas e irreverentes da mais psicodélica das bandas paulistanas. Produzido por Eduardo Marins.

17hs: Garimpo Brasil 04. Nessa edição: Aírto Moreira, Eumir Deodato, Gonzaguinha, Fredera e Gay Vaquer. Produzido por Eduardo Marins.

23hs: Grandes Concertos - Ten Years After at Fillmore East, NY! Considerado o guitarrista mais veloz da época, o fantástico Alvin Lee e sua banda numa grande performance, gravado ao vivo no Fillmore East, em 1970. Toda a genialidade desse guitarrista incomparável num super show, na íntegra, apresentado por Bill Graham.

Viva o bom Rock Honesto!!!
Sérgio Avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rock and Roll Everybody! Scubi, o Lobo do Rock agradece a sua visita! Considere a possibilidade de assinar o feed ou receber as postagens por e-mail, mas volte sempre!